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Saiba as percepções dos agricultores sobre crédito rural

Pesquisa destaca a demanda por produtos como consultoria técnica, que é desejada por 25% dos entrevistados



Foto: Pixabay

Um estudo recente revela oportunidades para as instituições financeiras aprimorarem a experiência de tomada de crédito e oferecerem suporte mais eficaz na gestão de risco para os agricultores brasileiros. Cerca de 45% dos produtores rurais pesquisados não costumam travar os preços de sua produção, indicando uma necessidade latente de serviços que auxiliem na mitigação de riscos. Além disso, a pesquisa destaca a demanda por produtos como consultoria técnica, que é desejada por 25% dos entrevistados.

A pesquisa, que teve uma amostra de 100 produtores rurais, apresentou uma série de insights sobre o setor agropecuário brasileiro:

  • Influenciadores na tomada de decisão: Gerentes de bancos são os principais influenciadores na tomada de decisão para 62% dos produtores, seguidos pela opinião de consultores agronômicos (12%) e amigos/familiares (10%).
  • Priorização da experiência e conveniência: Os produtores rurais priorizam a experiência e a conveniência ao escolher instituições financeiras e valorizam o contato pessoal e especializado.
  • Percepção sobre bancos: Menos de 60% dos produtores consideram os bancos como inovadores, ágeis no processo de crédito e flexíveis nas opções de garantia.
  • Travamento de preços: A pesquisa revela que 45% dos produtores e 35% dos produtores de grãos não costumam travar os preços de sua produção.
  • Conhecimento sobre instituições financeiras: Enquanto 74% dos entrevistados estão cientes das cooperativas de crédito, apenas 4% conhecem as Agfintechs.
  • Fontes de crédito: A pesquisa destaca que 29% do crédito rural para produtores é financiado pela própria cadeia de valor.
  • Importância de ferramentas digitais: 82% dos produtores rurais no Brasil consideram ferramentas digitais importantes em seu cotidiano.
  • Plano de sucessão: 64% dos produtores afirmaram não possuir um plano de sucessão para seus negócios agropecuários.
  • Participação das mulheres: 51% dos produtores relatam ter mulheres em cargos permanentes nas fazendas, sendo os cargos administrativos e financeiros os mais comuns.

Os dados fornecem uma visão abrangente das necessidades e preferências dos produtores rurais brasileiros, bem como das oportunidades para as instituições financeiras e outros prestadores de serviços no setor agropecuário.

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