CI

Impacto das chuvas no plantio de milho

Conab informa que 45,3% da área já foi plantada, mas estiagem preocupa em áreas do Sul e Centro-Oeste.


Condições climáticas são favoráveis Condições climáticas são favoráveis - Foto: Freepik

Revisão Aline Merladete

As precipitações estão ocorrendo de forma adequada na maioria das regiões que avançam com as operações de plantio, que atingem pelo menos 45,3% das áreas monitoradas, conforme divulgado no boletim semanal da Conab. Contudo, setores próximos ao Paraguai, Argentina e Uruguai estão passando por períodos de maior demanda hídrica, devido à atuação das massas de ar quente e seco no interior do continente.

No estado de Mato Grosso, a semeadura do milho safrinha avança a passos largos, com as lavouras apresentando um bom desenvolvimento, graças às condições climáticas favoráveis que têm prevalecido.

Por outro lado, no Paraná, as chuvas, embora tenham beneficiado as lavouras com a umidade necessária para o desenvolvimento das culturas, impuseram um ritmo mais lento ao plantio. 

No Mato Grosso do Sul, a situação é mais preocupante com a baixa disponibilidade hídrica dos solos na região Centro-Sul, o que tem provocado uma redução no ritmo de semeadura.  

Goiás e Minas Gerais apresentam um cenário otimista, com as lavouras beneficiadas por boas precipitações, o que favorece o desenvolvimento inicial das culturas. No entanto, em MG, a presença da cigarrinha nas lavouras acende um alerta para os produtores.

No Tocantins, Maranhão e Pará, o progresso no plantio é evidente, com as lavouras apresentando bom estabelecimento e beneficiando-se de volumes adequados de chuva. 

 

Semana de 12 a 18 de fevereiro de 2024.
Percentual da área semeada nacional: 45,3%

Fonte: Conab.

O plantio do Milho Safrinha vem num ritmo acelerado, sendo influenciado, principalmente, pelas operações mais adiantadas no  Paraná, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. Esse andamento coloca a safra atual (45,3%) 12 pontos percentuais à frente da safra anterior neste mesmo período (33.3%).

Embora o cenário seja positivo na maioria das regiões produtoras, áreas do sul do Rio Grande do Sul e sul do Mato Grosso do Sul, vem registrando um aumento na pressão hídrica.



Fonte: Conab. Elaboração: Agrotempo.

 

  • Goiás: Avanço para 25,0% no plantio (+10,0% em relação à semana passada), ainda abaixo da safra anterior em 5,0%.
  • Piauí: Sem alteração no plantio (0,0%), mantendo-se estável tanto em relação à semana passada quanto à safra anterior.
  • Tocantins: Aumento para 35,0% no plantio (+15,0% em relação à semana passada), aproximando-se dos valores da safra anterior, que era de 40,0%.
  • São Paulo: Início do plantio atingindo 6,0% (novidade em relação à semana passada), contrastando significativamente com a safra anterior, que permanecia em 0,0%.
  • Minas Gerais: Recuperação para 11,0% no plantio (+8,3% em relação à semana passada), igualando ao percentual da safra anterior.
  • Maranhão: Avanço para 10,0% no plantio (+5,0% em relação à semana passada), metade do progresso comparado à safra anterior de 20,0%.
  • Mato Grosso do Sul: Elevação para 22,0% no plantio (+12,0% em relação à semana passada), apresentando um incremento considerável em relação à safra anterior, que era de 7,0%.
  • Mato Grosso: Impressionante avanço para 67,1% no plantio (+18,8% em relação à semana passada), superando em muito o ritmo da safra anterior de 56,7%.
  • Paraná: Crescimento para 40,0% no plantio (+8,0% em relação à semana passada), ultrapassando o percentual da safra anterior de 13,0%.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.