Safrinha: MT avança, PR sofre com seca e GO teme cigarrinha
Acompanhe o monitoramento das lavouras na reta final do plantio

O Boletim Semanal da Conab desta semana traz as condições atuais do milho safrinha 2024 em diferentes regiões do país. Enquanto Mato Grosso celebra o fim do plantio com clima favorável, o Paraná enfrenta desafios com a seca e altas temperaturas. Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, Tocantins, Piauí e Maranhão também apresentam cenários distintos, com preocupações com o estresse hídrico e ataques de cigarrinha.
Em Mato Grosso, o plantio da safrinha foi concluído, com as condições climáticas mostrando-se favoráveis ao desenvolvimento das culturas.
Contrastando com a situação em MT, o Paraná enfrenta desafios significativos devido à ausência de chuvas acompanhadas de altas temperaturas, afetando negativamente as lavouras, especialmente no Oeste e parte do Sudoeste do estado. Estas áreas, atualmente na fase reprodutiva, crítica para a definição da produtividade, demandam maiores volumes de chuva para sustentar o desenvolvimento ideal das culturas.
No Mato Grosso do Sul, as regiões do Sudoeste e Leste também experimentam estresse hídrico, com consequente redução do potencial produtivo das lavoura
Em Goiás, apesar do bom desenvolvimento geral da cultura, há a preocupação com a incidência de cigarrinha, um vetor de doenças que pode comprometer significativamente a produção se não for controlado adequadamente.
No que diz respeito a Minas Gerais, as lavouras apresentam boas condições.
No Tocantins, as condições climáticas são apresentadas como favoráveis tanto para a cultura quanto para o manejo, proporcionando um ambiente propício ao desenvolvimento.
Por fim, no Piauí e no Maranhão, o plantio da safrinha acompanha a colheita da soja, que avança num ritmo mais lento que a safra anterior.
PROGRESSO DA SAFRA
Semana de 11 a 17 de março de 2024.
Percentual da área semeada nacional: 92,3%
Fonte: Conab
Com 92,3% das lavouras em campo, a semeadura do milho safrinha vem caminhando para a reta final das operações. As condições climáticas são favoráveis na maioria das regiões, embora o estresse térmico e hídrico afetou o desenvolvimento da cultura em algumas áreas.
O avanço da floração nas áreas mais adiantadas exige uma atenção redobrada dos produtores, visto que este é um estádio altamente sensível às elevadas temperaturas, que pode resultar na diminuição do rendimento e da qualidade dos grãos.
Fonte: Conab. Elaboração: Agrotempo
Progresso da semeadura
- Goiás: Crescimento para 100.0% (+5.0% na semana); alinha-se à safra anterior.
- Piauí: Aumento para 45.0% (+25.0% na semana); ainda abaixo da safra anterior (80.0%).
- Tocantins: Retorno a 100.0% (+20.0% na semana); mantém-se igual à safra anterior.
- São Paulo: Leve crescimento para 35.0% (+5.0% na semana); bem abaixo da safra anterior (50.0%).
- Minas Gerais: Avança para 61.0% (+10.2% na semana); abaixo da safra anterior (80.0%).
- Maranhão: Crescimento para 80.0% (+10.0% na semana); ligeiramente abaixo da safra anterior (90.0%).
- Mato Grosso do Sul: Aumento significativo para 86.0% (+15.0% na semana); supera a safra anterior (63.0%).
- Mato Grosso: Alcança 100.0% (+1.0% na semana); ligeiramente acima da safra anterior (98.9%).
- Paraná: Elevação para 91.0% (+9.0% na semana); acima da safra anterior (66.0%).