Safras avançam na Argentina
Para o sorgo, a colheita avançou 3 pontos percentuais nos últimos quinze dias
De acordo com o último relatório da Bolsa de Cereais de Buenos Aires (BCBA), a safra de trigo da Argentina está com condições favoráveis na maior parte das áreas cultivadas. Das 6,3 milhões de hectares estimados para o trigo, 85,5% apresentam condição de cultivo Normal/Buena.
Recentemente, as chuvas nas regiões centro-leste e sul melhoraram a condição hídrica Adequada/Óptima em 3 pontos percentuais, com destaque para Buenos Aires e La Pampa, onde mais de 90% da área mantém uma boa condição de cultivo. No entanto, o desenvolvimento tem sido prejudicado pelas baixas temperaturas, e algumas áreas mais avançadas enfrentam estresse hídrico, evidenciado por amarelecimento e danos nas folhas devido às variações de temperatura.
No milho, a colheita está praticamente completa, alcançando 97,8% da área estimada, com um rendimento médio de 64,9 sacas por hectare. A colheita foi finalizada no NOA e NEA, com rendimentos médios de 42 e 31,4 sacas por hectare, respectivamente. No Centro-Norte de Santa Fe e na província de Entre Ríos, a colheita também foi concluída com rendimentos médios de 40,3 e 65,4 sacas por hectare. No entanto, há áreas no sul que ainda não foram colhidas devido à alta umidade. Apesar disso, a projeção de produção para o milho permanece em 46,5 milhões de toneladas.
Para o sorgo granífero, a colheita avançou 3 pontos percentuais nos últimos quinze dias, atingindo 98,8% da área estimada, com um rendimento médio de 36,5 sacas por hectare, um aumento de 23,7% em relação ao ano anterior. A colheita foi concluída no Norte de La Pampa-Oeste de Buenos Aires e na província de San Luis, com rendimentos médios de 38 e 40 sacas por hectare. Restam apenas algumas áreas a serem colhidas no sul, e a projeção de produção se mantém em 3 milhões de toneladas.