Safra de verão do RS tem expectativa positiva para o trigo
A produção do estado aumentou em mais de 5,5 toneladas de trigo
Os produtores gaúchos investiram pesado na última safra de trigo de inverno. Os resultados surpreenderam até as projeções mais otimistas e agora a expectativa seguem animadoras para a safra de verão do estado. A Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul) avaliou os impactos da safra deste ano.
A safra 2021/2022, por exemplo, somou 25,7 milhões de toneladas de grãos. O economista-chefe da Farmasul Antonio da Luz, recordou que a estiagem atingiu a última safra e foi responsável pela perda de 31% da produção gaúcha. Mesmo assim, a área de trigo do Rio Grande do Sul cresceu acima de 18%, com um total de 1,7 milhão de hectares.
A produção do estado aumentou em mais de 5,5 toneladas de trigo, segundo Luz, “o estado possui a missão de abastecer o mercado interno e externo” diz. Já o presidente do Sistema Farsul, Gedeão Pereira, afirma “No ano passado, tivemos uma frustração, mas a resiliência do produtor rural fez com que ele voltasse à terra. Já estamos colhendo a maior safra de trigo da nossa história e possivelmente, estaremos colhendo a maior safra de grãos de verão”.