A Emater/RS-Ascar está realizando o levantamento dos dados para a projeção inicial da safra das principais culturas de verão, incluindo estimativas de área de cultivo, produtividade e produção. Essas informações serão divulgadas na próxima terça-feira (29/08), durante a 46ª Expointer, que inicia no sábado (26/08) em Esteio. De acordo com o Informativo Conjuntural, divulgado nesta quinta-feira (24/08) pela Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), a semeadura do milho, um dos principais grãos de verão, segue sendo ampliada, abrangendo um maior número de regiões do Estado. A operação está mais avançada na Região Oeste e iniciou de forma mais tímida no Nordeste.
Na região de Bagé, na Fronteira Oeste, a ocorrência de precipitações repôs a umidade de forma parcial, revitalizando o crescimento das plantas, garantindo um estande favorável nas lavouras de milho recém implantadas. Em Manoel Viana e em São Borja, as condições ambientais foram propícias tanto para o processo de plantio quanto para as operações de dessecação pré-plantio das lavouras a serem estabelecidas.
Na região de Santa Rosa, o plantio do milho foi intensificado e as lavouras exibem uma germinação excelente, devido às condições de tempo propícias, incluindo chuvas e temperaturas médias elevadas neste inverno atípico. Tal cenário resultou em excelente densidade populacional das plantas. Contudo, a escassez de geadas, durante o inverno, pode conduzir a um aumento na incidência de pragas nas lavouras, incluindo a cigarrinha do milho. Nesse contexto, a implementação de medidas de controle pode ser necessária, o que, por sua vez, pode influenciar no incremento dos custos de produção.
Com informações do Emater/RS*