Safra de girassol será 50% maior
Além da extração do óleo, é comum sua utilização na alimentação animal e humana
A estimativa para a safra 2021/22 de girassol é de incremento na área plantada e na produção em 8,2% e 49,4%, respectivamente, em comparação à temporada passada. Os dados foram divulgados pela Conab em seu último levantamento de safra.
A Região Centro-Oeste é a principal produtora de girassol. Além da extração do óleo, é comum sua utilização na alimentação animal e humana. Em Goiás estima-se aumento da área do girassol em 20%, em comparação à safra passada, devido à existência de empresas beneficiadoras que fomentam o plantio por meio de contratos de compras antecipados do produto. Há alguma dificuldade em aumento dos contratos de compra antecipados com os produtores devido à alta variação nas cotações do grão. Alguns produtores iniciaram a semeadura, entretanto a chuva está atrasando um pouco a colheita da soja, o que prejudica o progresso da implantação do girassol. A expectativa de produtividade é de 1.574 kg/ha.
Existem no mercado pelo menos dez cultivares, com o ciclo da semeadura à colheita variando entre 105 dias e 120 dias. As lavouras já semeadas se encontram em emergência, e as condições de desenvolvimento são boas devido à grande disponibilidade hídrica no solo. O custeio da cultura é feito com recurso próprio. A principal empresa compradora oferece linha de crédito, porém pouco procurada.