Safra de café 2024: produção de arábica aumenta 4,74%
Incremento foi de 2% na produtividade
A Conab divulgou recentemente sua análise inicial da safra de café de 2024 (ciclo 24/25), revelando dados significativos para as variedades de arábica e conilon. Segundo os números apresentados, a produção de arábica registrou um aumento positivo de 4,74%, atingindo 40,75 milhões de sacas, com um incremento de 2% na produtividade.
De acordo com a análise da hEDGE Global Markets, mesmo com esses indicadores positivos, o volume total fica 6% abaixo da tendência projetada para 2024, desafiando as expectativas do setor.
MAIS: Café: preços nas alturas e produtores à espera de oportunidades
Natália Gandolphi, analista de Café da hEDGE Global Markets, destaca que, apesar dos avanços desde 2022, a produtividade ainda está 10% abaixo das expectativas para os anos de bienalidade positiva. Isso direciona o foco para o ciclo 26/27, visando um possível recorde na produção.
A adaptação no setor está alinhada ao aumento de 3% ao ano nas áreas produtivas de café. Para o conilon, a estimativa de 17,3 milhões de sacas sinaliza um aumento de 7% em relação ao ano anterior. Variações nas chuvas, influenciadas pelo El Niño, afetaram a frutificação, mas uma leve expansão na área cultivada e desenvolvimento geral positivo da safra contrabalançam os desafios, com casos isolados de pragas sendo a única preocupação, ainda que menor.