Safra de arroz deve ter salto na produção
USDA: Revisa área do arroz no Brasil
De acordo com o relatório de Produção Agrícola Mundial do (USDA), a produção de arroz no Brasil para a safra 2023/24 está projetada em 7,5 milhões de toneladas, um aumento de 10% em relação ao mês passado e 7% acima do ano anterior. A área colhida é prevista em 1,55 milhões de hectares (ha), um crescimento de 11% em relação ao último mês e 5% acima do ano passado.
A produtividade está estimada em 7,10 toneladas por hectare (t/ha), uma queda de menos de 1% em comparação ao mês anterior, mas 7% acima da média dos últimos cinco anos. Essa variação se deve à expansão da área plantada nesta temporada, impulsionada por retornos de mercado favoráveis em relação aos anos recentes.
Clique aqui e acesse AGROTEMPO
O Brasil possui dois estados principais na produção de arroz: Rio Grande do Sul e Santa Catarina, no sul do país. Juntos, eles representam quase 80% da produção total, sendo toda essa produção de arroz irrigado. O plantio de arroz de primavera é semelhante ao do ano passado no mesmo período, com 52% concluído.
As chuvas até agora foram muito acima do normal, devido às condições do El Niño, que trouxeram volumes recordes de chuva para setembro e outubro no sul do Brasil. No Rio Grande do Sul, as chuvas ultrapassaram 200% do normal em grande parte do estado nos últimos dois meses, com acumulado de chuvas superior a 500 mm.
Análises de imagens de satélite mostram canais de rios ampliados e campos de cultivo alagados. O arroz, mais resistente a inundações, pode ser uma opção para os agricultores em substituição à soja em áreas baixas do Rio Grande do Sul.
O aumento anual da área para a safra 2023/24 é o maior desde de 2004/05 e apenas a segunda vez que a área cresceu na última década. O arroz é semeado de outubro a dezembro e colhido de março a maio.
A análise é do metereologista, Gabriel Rodrigues com revisão de Aline Merladete.