CI

Safra de arroz avança no RS

Condições climáticas afeta plantio de feijão e arroz


Foto: Canva

O cenário agrícola no Rio Grande do Sul está marcado por uma variação nas condições de plantio de feijão e arroz. De acordo com o último relatório do Informativo Conjuntural divulgado pela Emater/RS-Ascar, a semana da primeira safra de feijão está em andamento, apresentando índices de implantação bastante variáveis. Enquanto em algumas regiões, onde ocorre uma segunda safra, o plantio já foi concluído ou está prestes a ser finalizado, em áreas com apenas um ciclo de cultivo, o plantio está em estágio inicial. Das atividades já condicionais, a maioria (87%) encontra-se em desenvolvimento vegetativo; 10% estão em fase de concerto; e 3% estão no estágio de abastecimento de grãos.

Veja também: Mercado de arroz em casca em alta no sul do RS

No caso do arroz, o período de implantação da cultura continua, com 69% da área projetada já semeada. As condições climáticas variadas pelo estado influenciam o progresso do plantio. Na região Leste do estado, onde o clima é mais seco, e no Oeste, com precipitações recorrentes.

Na região de Pelotas, o tempo seco, dias ensolarados e aumento das temperaturas médias possibilitaram um avanço especial na semeia do arroz. Até o momento, 88% da área planejada foi semeada. Os plantios foram retomados em todos os municípios produtores, contribuindo para a recuperação parcial do atraso em relação à safra anterior, que, neste mesmo período, correspondeu a 92% das áreas semeadas. A elevação da temperatura do solo testada em germinação e emergência mais rápidas das sementes, proporcionando condições ideais para o desenvolvimento vegetativo.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.