CI

Safra de algodão é concluída a Bahia

Números superaram as projeções iniciais



Foto: Divulgação

A colheita do algodão no estado da Bahia, referente à safra 2023/2024, foi oficialmente concluída em 19 de setembro, com números que superaram as projeções iniciais, segundo dados divulgados pela Associação Baiana dos Produtores de algodão (Abapa). Com uma área plantada de 345.431 hectares, sendo 247.609 hectares em regime de sequeiro e 97.821 hectares em áreas irrigadas, o Oeste baiano foi responsável por 98% da produção, enquanto o Sudoeste contribuiu com uma menor parcela, totalizando 5.710 hectares.

Apesar de um início marcado por chuvas irregulares, ocasionadas pelo fenômeno El Niño, a produtividade média alcançada foi de 325,45 arrobas de algodão em caroço por hectare. O resultado ficou levemente abaixo das 330,8 arrobas registradas na safra anterior, mas superou as expectativas, considerando os desafios climáticos. Luiz Carlos Bergamaschi, presidente da Abapa, ressaltou a importância da recuperação das chuvas ao longo da safra.

“No começo da semeadura, o clima incerto gerou bastante preocupação, mas com a volta das chuvas regulares, o desenvolvimento das lavouras foi retomado. Conseguimos alcançar 316 arrobas por hectare nas áreas de sequeiro, superando a estimativa inicial de 312, e nas áreas irrigadas, atingimos 348 arrobas por hectare. Isso reflete o empenho dos produtores em seguir boas práticas agrícolas”, comentou Bergamaschi.

O Oeste da Bahia apresentou um crescimento de 10,7% na área cultivada em comparação à safra anterior, que registrou 312,5 mil hectares. Para a safra 2024/2025, a expectativa é de um novo aumento de 10,5%, chegando a 380 mil hectares.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.