CI

Safra 2004/05 de soja no Paraná deve ser recorde


Os agricultores paranaenses já iniciaram o plantio da próxima safra de soja e a previsão é de colherem 12,45 milhões de toneladas, o que seria a maior marca alcançada no estado. De acordo com o Deral (Departamento de Economia Rural), o plantio da soja já atingiu 12% da safra em Toledo, 5% em Cascavel, 3% em Francisco Beltrão e 2% em Pato Branco.

A área plantada em todo o estado será 4% maior, chegando a 4,1 milhões de hectares. As principais regiões produtoras estão entre Cascavel e Maringá.

A produção atingirá a marca recorde de 12,45 milhões de toneladas, um aumento de mais de 25% em relação à safra passada, que ficou abaixo de 10 milhões de toneladas. O Paraná é o segundo maior produtor de soja do país, ficando atrás somente do Mato grosso.

Sem transgênicos

O Porto de Paranaguá não vai exportar soja transgênica. A fiscalização da Secretaria da Agricultura está sendo reforçada neste ano por determinação do governo do Paraná. Segundo o governador Roberto Requião, em 2003 foram fiscalizadas cinco mil propriedades rurais e não foram encontradas sementes geneticamente modificadas. Neste ano, a previsão é que 10 mil áreas sejam visitadas.

O transporte da soja transgênica continua liberado desde que ela esteja lacrada, segregada, identificada e o destino não seja o Paraná.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.