Sábado foi o dia Internacional da Galinha
ONG criou o dia em 2005 para pedir mais cuidado com as aves
Mais de 50 mil milhões de galinhas são criadas anualmente como fonte de alimento. As aves podem viver cerca de seis anos. As galinhas de aviário normalmente levam menos de seis semanas a atingir o tamanho necessário para abate. As poedeiras são mortas por volta dos 12 meses, quando a sua produtividade começa a descer.
Boa parte destas aves é criada dentro dos métodos de pecuária intensiva. Segundo o Worldwatch Institute, 74% da carne de aves de todo o mundo e 68% dos ovos são produzidos desta forma.
Curiosidades
* - A galinha não quebra os ovos quando está no ninho porque não coloca o peso dela sobre
eles. O seu corpo contorna os ovos, mantendo-os quentes e protegidos.
* - A galinha tem assas, mas não voa. Os seus voos são rasantes e curtos, atingindo cerca de 10 metros. Durante a evolução da espécie, a galinha foi domesticada e perdeu a necessidade de voar para fugir de predadores. Assim, ela também não tem desenvolvido muito os ossos pneumáticos, os sacos aéreos e a musculatura peitoral e das asas, que auxiliam nos voos das aves migratórias, por exemplo.
* - As galinhas frequentemente tendem a pôr em ninhos que já contêm ovos e são conhecidas por mover ovos dos ninhos vizinhos para os seus próprios. Alguns produtores usam ovos falsos feitos de plástico ou de pedra ou até mesmo bolas de golfe para encorajar as galinhas a pôr em um determinado local. O resultado desse comportamento é que um grupo usará apenas alguns locais preferenciais, ao invés de ter um ninho diferente para cada uma delas.