CI

Rússia-Ucrânia: chuva e calor fora de época

Condição reforçou o crescimento da safra de verão



Foto: Arquivo

Em uma reviravolta incomum no clima, no Leste Europeu foi recebida com chuvas volumosas na semana passada, o que diminuiu drasticamente a estiagem que afetava as safras de verão da região. Essas chuvas, variando de 5 a 40 mm, caíram predominantemente sobre a Moldávia, grande parte da Ucrânia e Bielo-Rússia, ajudando a melhorar significativamente a umidade do solo.

Estas chuvas foram muito positivas para as lavouras em estádios vegetativos. Além da umidade, as temperaturas foram incomuns para a época do ano, com registros de 2 a 6°C acima do normal. Apesar dessas temperaturas mais elevadas, o calor não trouxe condições de dano potencial ao florescimento.

Por outro lado, as regiões do sudoeste da Rússia aproveitaram as condições favoráveis provocadas pelo clima mais seco. Essa tendência climática provou ser uma mudança bem-vinda para as regiões, que recentemente lutavam contra o excesso de umidade. Como resultado, o tempo mais seco facilitou muito a maturação do trigo de inverno, prometendo uma produção abundante nesta temporada.

Este período de seca também influenciou de forma positiva o sul da Ucrânia, ajudando na maturação do trigo, cevada e canola. Enquanto isso, as temperaturas na Rússia oscilaram para 7°C abaixo da média no sudoeste no distrito do Volga, impedindo um pouco o desenvolvimento da cevada de primavera após uma onda de calor no início de junho. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.