A Rússia aumentou sua estimativa de exportações de grãos, e informou que espera fornecer um recorde de 19 milhões de toneladas no período compreendido entre julho do ano passado até o final de junho deste ano, segundo informou a agência de notícias Interfax, citando Alexei Gordeyev, ministro da Agricultura do país.
Segundo informações do governo russo, Moscou esperava fornecer 4,5 milhões de toneladas de grãos nos primeiros seis meses de 2003, depois de exportar 9,5 milhões de toneladas entre julho e dezembro do ano passado, segundo o ministro. Os russos também planejavam exportar 1 milhão de toneladas de grãos para o Egito este ano, mas cancelou o plano em março, devido à guerra no Iraque.
A colheita russa é estimada em 70 milhões de toneladas de grãos este ano, informou a Interfax, citando estimativas de Gordeyev.
O país colheu 86 milhões de toneladas de grãos no ano passado, mais do que em qualquer ano, desde a Segunda Guerra Mundial. A previsão é de que a colheita do próximo ano irá regredir, depois que as chuvas forçaram os produtores agrícolas a plantar uma menor quantidade de grãos de inverno, e após a neve ter afetado a maior parte das plantações restantes, no mês de dezembro.