Rússia, Ucrânia, Turquia e ONU discutirão acordo de grãos na sexta-feira
O acordo discutido permite a exportação de grãos ucranianos no Mar Negro
Técnicos da Turquia, Rússia, Ucrânia e das Nações Unidas se reunirão na sexta-feira para discutir um acordo que permite a exportação de grãos ucranianos no Mar Negro, disse o ministro da Defesa turco, Hulusi Akar.
A evacuação de navios de bandeira turca e carregamentos de grãos dos portos do Mar Negro como parte do acordo será discutida, disse Akar.
Ancara está trabalhando para estender o acordo que expirará em 18 de maio. A reunião de sexta-feira seria técnica e seria seguida por uma reunião de vice-ministros na próxima semana, disse Akar em um comunicado do Ministério da Defesa turco. "Continuamos nossos esforços para garantir que a iniciativa de grãos continue de maneira rápida, segura e planejada. Tivemos a impressão das discussões de que esses esforços produzirão resultados positivos", disse Akar.
As Nações Unidas e a Turquia intermediaram o que foi descrito como um pacote em julho do ano passado - a retomada segura das exportações de grãos da Ucrânia no Mar Negro e um compromisso da ONU de ajudar os embarques russos de grãos e fertilizantes.
A Rússia tem uma lista de demandas que deseja cumprir para a continuação do pacto do Mar Negro, que a ONU disse ajudar a enfrentar uma crise alimentar global agravada pela guerra de Moscou na Ucrânia.
Fonte: Reuters com tradução Agrolink*