CI

Rumo do El Niño sofre alterações e La Niña pode retornar

Projeções reforçam mudança de sinal. Entenda


Foto: Pixabay

As projeções climáticas são sensíveis às condições iniciais, ou seja, podem sofrer alterações de acordo com a inclusão de dados recentes, como os observados via satélite e nas estações meteorológicas espalhadas pelo mundo. 

Segundo análise do meteorologista do Portal Agrolink, Gabriel Rodrigues, é possível observvar uma mudança no padrão das condições oceânicas. Com o reforço de bolsões de águas mais frias abaixo da superfície do mar, em setores do oeste de onde são monitoradas as temperaturas do El Niño. 

Mesmo com este sinal de águas mais frias, o monitoramento ainda indica temperaturas significativamente elevadas na superfície, mantendo o registro de El Niño com intensidade próxima ao considerado como “historicamente forte” (valores acima de +2.0°C em relação à média).

Clique aqui e acesse AGROTEMPO

Porém, no longo prazo, temos um sinal de mudança na fase do fenômeno. O cenário mais provável indica um padrão de Neutralidade climática a partir do trimestre abril-maio-junho de 2024, com 56% de chances. Condição cenário que persiste até pelo menos o trimestre julho-agosto-setembro, com 46% de chances, de acordo com os dados mais recentes.  

A mudança, então, vem com uma sinalização para La Niña, no final do horário de previsão. Com possibilidade de 44% e 52%, nos dois últimos trimestres da projeção, julho-agosto-setembro e agosto-setembro-outubro de 2024.

Vale ressaltar que, quanto mais distante o horizonte de projeção, maiores são as incertezas. Entretanto, avaliando as diversas projeções, há um claro sinal de enfraquecimento do Niño e a possibilidade da neutralidade se estabelecendo no inverno de 2024. 

A análise é do meteorologista do Portal Agrolink, Gabriel Rodrigues com revisão de Aline Merladete

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.