CI

RS/Governador inaugura unidade de pesquisa da Fepagro em Ijuí



O governador Olívio Dutra inaugura, no próximo dia 11, às 17h, o Centro de Pesquisa Noroeste e Missões, pertencente à Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro), localizado na BR 285 ? Km 335, no antigo prédio do Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor, ao lado do Parque de Exposição Wanderlei Brumann, em Ijuí.

A nova unidade, destinada a atender as demandas da região, terá como linhas prioritárias de pesquisa trabalhos na área de fitotecnia, produção animal (forrageiras, gado de leite), fruticultura e desenvolvimento rural. Essa região é uma das mais importantes na produção voltada à agricultura familiar, além de se destacar na produção de grãos e possuir a maior bacia leiteira do Estado.

Segundo o diretor-presidente da Fepagro, Roberto Carbonera, para o funcionamento do Centro serão necessários cinco pesquisadores (mestres e doutores), dois técnicos agrícolas, um coordenador geral, dois auxiliares administrativos, três auxiliares de serviços gerais e um estagiário da Fundação para o Desenvolvimento dos Recursos Humanos (FDRH).

A criação do Centro de Pesquisa Noroeste e Missões foi possível através da política de revitalização da pesquisa agropecuária, proposta pelo Governo do Estado. Essa unidade abrange as regiões do Orçamento Participativo Noroeste Colonial, Fronteira Noroeste e Missões. Está previsto o trabalho com pesquisas itinerantes, aproveitando a capacidade de pesquisa e estrutura de entidades, instituições de pesquisa e órgãos públicos.

A Fepagro possui outros Centros de Pesquisa localizados em Caxias do Sul; Eldorado do Sul; Encruzilhada do Sul; Hulha Negra, Dom Pedrito; Júlio de Castilhos; Terra de Areia, Maquiné; Rio Grande; Santa Maria; São Gabriel; Taquari; Uruguaiana, São Borja; Vacaria; Veranópolis e uma nova unidade ao norte do Estado, sediada em Erechim (a ser inaugurada no próximo dia 18 de outubro).

Participam do evento o secretário da Agricultura e Abastecimento, José Hermeto Hoffmann, o diretor-presidente Roberto Carbonera, o diretor-técnico João Carlos Canuto, prefeitos municipais, presidentes de cooperativas, reitores de universidades, vereadores e demais autoridades.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.