CI

RS conclui a 2ª etapa de vacinação contra aftosa


O RS concluiu ontem a segunda etapa da vacinação contra a febre aftosa. Segundo a Secretaria de Agricultura, 90% dos terneiros vacinados na primeira fase (de janeiro a fevereiro) foram imunizados desde 15 de maio, totalizando 2,2 milhões de cabeças. A próxima campanha, que prevê vacinação de todo o rebanho bovino e bubalino, tem início a 1O de janeiro de 2004.

Segundo o chefe do Serviço de Combate a Febre Aftosa, Antônio Ferreira Netto, a menor cobertura vacinal - 83% - foi registrada em municípios caracterizados por pequenas propriedades como Lagoa Vermelha e Caxias do Sul. A regional de Bagé foi a campeã, com 94% de abrangência nos seis municípios. O Estado doou 700 mil doses ao pequeno produtor enquadrado no Pronaf C, com máximo de 50 animais, saldo de estoque da etapa anterior. Netto considera o resultado importante tendo em vista a recuperação da credibilidade sanitária com o objetivo de exportar carne gaúcha. A maior dificuldade no combate à aftosa são as fronteiras com Argentina e Uruguai. No RS, além dos pontos fiscalizados, há mais 107 locais por onde há possibilidade de ingresso de produtos de risco para contaminação do gado gaúcho.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.