RS conclui 97% da colheita de trigo
Produtividade enfrenta impacto climático
O Informativo Conjuntural divulgado nesta quinta-feira (28) pela Emater/RS-Ascar aponta que 97% da área cultivada com trigo já foi colhida no Rio Grande do Sul. A operação está praticamente concluída em grande parte do estado, restando apenas lavouras em fase final de maturação fisiológica, localizadas principalmente nas regiões da Campanha, Sul e Campos de Cima da Serra. Essas áreas possuem características climáticas específicas que resultam em plantio e colheita tardios.
A produtividade e a qualidade dos grãos têm apresentado variações entre as regiões, o que pode impactar negativamente o rendimento estadual. No Noroeste, Planalto Médio, Centro e Metade Sul, os resultados ficaram aquém das expectativas iniciais devido às chuvas prolongadas, que dificultaram o manejo fitossanitário, favoreceram o surgimento de patógenos e interferiram no momento da colheita.
Clique para seguir o canal do Agrolink no WhatsApp
Por outro lado, a região Nordeste do estado vive um cenário mais favorável, com uma safra considerada bem-sucedida. A área total cultivada com trigo no Rio Grande do Sul alcançou 1.322.167 hectares, e a produtividade estimada é de 3.116 kg/ha. Contudo, essa projeção será revisada ao término da safra.
Em relação à comercialização, o levantamento semanal da Emater/RS-Ascar revelou uma redução de 2,33% no preço médio da saca de 60 quilos com PH 78, que caiu de R$ 68,15 para R$ 66,56.