RS: tratamentos preventivos contra sarna-da-maçã são intensificados
Ainda assim, pomares de maçã seguem com bom potencial produtivo
De acordo com o Informativo Conjuntural divulgado nesta quinta-feira (10) pela Emater/RS-Ascar, as condições climáticas recentes foram extremamente favoráveis para os pomares de maçã na região administrativa de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul. Os produtores têm observado brotação e floração uniformes, especialmente na variedade Gala, enquanto a variedade Fuji encontra-se em fase final de floração, embora com algumas variações, o que pode resultar em alternância de produção. No geral, o estado fitossanitário dos pomares é excelente.
A polinização tem sido eficiente, com as abelhas trabalhando intensamente. Produtores da região também estão aplicando o raleio químico, técnica que ajuda a garantir a permanência dos frutos de melhor qualidade nas plantas e a eliminação dos indesejados. Além disso, continuam os tratamentos preventivos contra doenças como a sarna-da-maçã, causada pelo fungo Venturia inaequalis, que se beneficia das condições climáticas típicas da primavera. Em alguns pomares, já foram detectados pontos de infecção, reforçando a necessidade de controle.
Veja mais informações sobre fitossanidade no Agrolinkfito
As atividades de replantio em áreas erradicadas também estão em andamento, assim como o controle do cancro-europeu e a adubação de manutenção em áreas que apresentaram deficiência nutricional, especialmente onde a adubação pós-colheita não foi plenamente realizada. Em determinadas áreas, os produtores estão realizando o arqueamento de ramos para melhorar a produção, aproveitando as condições climáticas favoráveis.
Na região de Passo Fundo, os pomares de maçã estão na fase de desenvolvimento vegetativo e frutificação, com o raleio já concluído. A sanidade das plantas e o potencial produtivo estão dentro do esperado, e os tratamentos preventivos contra pragas e doenças seguem em curso.