RS: tecnologia da aplicação de defensivos é tema de capacitação em Sobradinho
Agricultores do município de Sobradinho participaram do curso de Boas Práticas Agrícolas na Aplicação de Defensivos
Agricultores do município de Sobradinho participaram, na quarta e quinta-feira (27 e 28/04), do curso de Boas Práticas Agrícolas na Aplicação de Defensivos, realizado na Câmara de Vereadores, na etapa das orientações teóricas, e na sede da Afubra as atividades práticas. A atividade foi promovida pela Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), com o apoio da Magnoget e patrocínio da Afubra.
O curso foi ministrado pelo extensionista rural e assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar, Josemar Parise, e o extensionista rural Marcelo Cassol, com apoio dos técnicos da Magnoget Lucas Becker da Rosa e Lisandro Becker. A atividade visou qualificar os produtores na aplicação de produtos fitossanitários de maneira geral e, mais especificamente, na aplicação de herbicidas que têm como mecanismo de ação o grupo das auxinas sintéticas ou herbicidas hormonais.
O extensionista explica que no curso são trabalhadas as normativas emitidas pela Seapdr, juntamente com a Legislação Federal, que estabelecem o regramento para o comércio e uso de herbicidas hormonais. "Isso envolve o produtor, o estabelecimento que comercializa e o responsável técnico que prescreve o produto e assina o receituário, de forma que o uso desses produtos não venha a causar danos a cultivos sensíveis de terceiros, pois isso implica em penalidades jurídicas e transtornos para o agricultor", observa Parise.
Ainda segundo Parise, está previsto nas normativas a realização de cursos com partes teórica e prática, em que são trabalhados aspectos relacionados às condições de funcionamento dos componentes do pulverizador, das condições climáticas e da tecnologia de aplicação utilizada, que são os tipos de pontas, com sua respectiva vazão e espectro de gotas, para aplicar o produto de tal modo que atinja e controle o alvo, como plantas invasoras, insetos praga e doenças e não ocorra deriva, que é quando as gotas são levadas pelo vento.
O curso de Boas Práticas Agrícolas na Aplicação de Defensivos já foi realizado com agricultores dos municípios de Campos Borges, Rio pardo, Encruzilhada do Sul e Sobradinho. Para o mês de maio serão realizados cursos nos municípios de Sinimbu (dias 11 e 12) e Santa Cruz do Sul (dias 17 e 18). Agricultores interessados em participar devem procurar o Escritório da Emater/RS-Ascar nos respectivos municípios. O curso possui duração de 16 horas e, ao final, os participantes recebem certificado.