RS: semeadura do trigo evoluiu para 95% da área projetada
Produtividade prevista é de 3.021 kg/ha
A área cultivada na safra 2023 de trigo está estimada em 1.505.704 hectares, e a produtividade prevista é de 3.021 kg/ha. A semeadura evoluiu para 95% da área projetada e está próxima de ser concluída. Foi possível dar continuidade ao plantio apenas entre os dias 10 e 11/07, apesar do solo apresentar umidade ligeiramente acima do nível adequado. No entanto, as lavouras semeadas nos dias que antecederam àsfortes chuvas do dia 12/07 sofreram danos, como erosão do solo e escorrimento superficial, principalmente em áreas de convergência de terrenos e nas zonas de maior tráfego de maquinário.
Segundo dados do boletim informativo da Emater, houve carreamento de solo, fertilizantes e sementes, porém não será necessário replantar essas áreas. O estabelecimento inicial da cultura é superior ao das safras 2021 e 2022, e o desenvolvimento inicial se encontra altamente satisfatório, mesmo em períodos de pequena insolação. Nas lavouras em estágio mais avançado de desenvolvimento, especialmente nas fases próximas ao perfilhamento, o movimento de sedimentos e palhas foi menor e restrito a espaços pontuais.
Os ventos fortes não representaram grandes preocupações para a cultura, visto que as plantas estão em estágio inicial de crescimento, com porte reduzido. Entretanto, algumas lavouras mais precoces e densamente plantadas nas bordaduras apresentaram algum acamamento. Após as chuvas, o retorno do frio resultou em rápida diminuição da umidade superficial do solo, encurtando o período para a aplicação da adubação nitrogenada em cobertura nas lavouras, nos estádios recomendados para essa operação. Em relação ao aspecto fitossanitários, os produtores intensificaram o monitoramento de doenças e efetuaram aplicações preventivas de fungicidas, tendo em vista o período prolongado de umidade, que se torna favorável ao desenvolvimento de fungos.