Safra de uvas promete bons resultados no Rio Grande do Sul
Produtividade das videiras segue positiva, mas clima úmido exige cuidados
O Informativo Conjuntural divulgado nesta quinta-feira (28) pela Emater/RS-Ascar trouxe um panorama das lavouras de uva nas regiões do Rio Grande do Sul, destacando o bom desenvolvimento das videiras em várias áreas do estado. Na região administrativa de Santa Rosa, as expectativas para a produtividade das videiras americanas são positivas, com as plantas em fase de brotação e reprodutiva. O tempo seco tem ajudado a reduzir a pressão de fungos, e as videiras estão em fase de enchimento das bagas, com boa sanidade. A suspensão temporária dos tratos fitossanitários também contribui para o bom andamento da safra até o momento.
Clique para seguir o canal do Agrolink no WhatsApp
Em Passo Fundo, as videiras estão na fase de desenvolvimento dos cachos, que ocorre logo após a floração. Nesse estágio, as bagas começam a se formar e a crescer, o que é crucial para determinar o potencial produtivo, o tamanho e a qualidade dos frutos.
No entanto, com o acúmulo de água e nutrientes nas bagas, a planta se torna mais suscetível a doenças e pragas, especialmente devido ao aumento da densidade da folhagem e as condições climáticas úmidas da região. Para enfrentar esses desafios, os produtores estão monitorando as pragas e doenças de perto, realizando tratamentos fitossanitários conforme o calendário e as recomendações agronômicas.