CI

RS: Guaíba está abaixo da cota de inundação

Leitura considera a cota de inundação estabelecidaem 3,60 metros



Foto: José Zigomar Vieira

O Guaíba está abaixo da cota de inundação, com o nível medido em 3,47 metros às 9h15 deste domingo (02.06) . Essa leitura considera a cota de inundação estabelecida para a nova estação telemétrica emergencial na Usina do Gasômetro, que é de 3,60 metros. A última medição foi registrada na estação do Cais Mauá C6/Usina do Gasômetro.

A cota de alerta para a estação emergencial foi inserida em 3,15 metros. O governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), atualizou essas referências na última terça-feira (28 de maio). As novas cotas são frutos de avaliações técnicas realizadas pelo Departamento de Recursos Hídricos e Saneamento da Sema (DRHS/Sema) em parceria com o Instituto de Pesquisas Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (IPH/UFRGS) e o Serviço Geológico Brasileiro (SGB ).

Marjorie Kauffmann, secretária do Meio Ambiente e Infraestrutura, explicou que as diferenças nas cotas de referência entre a estação emergencial na Usina do Gasômetro e a estação original no Cais Mauá devem ser às diferentes localizações e relevos ao longo da orla. “Não há alteração na medição do nível do lago, visto que o nível do Guaíba só muda com o aumento da afluência de vazões ou com represamento do escoamento”, esclareceu Kauffmann.

Para a estação original do Cais Mauá, que opera desde 2014, as cotas permanecem em 2,55 metros para alerta e 3 metros para inundação. A medição mais alta registrada na nova estação foi de 5,35 metros no dia 5 de maio de 2024, às 5h30.

As novas cotas de referência visam melhorar a precisão do monitoramento do Lago Guaíba, ampliando a capacidade de pré-preenchimentos e garantindo a segurança da população. A manutenção de várias estações telemétricas é uma prática comum para garantir a precisão e a abrangência do monitoramento hídrico.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.