CI

RS: cevada para indústria cervejeira mantém boa perspectiva

Preço da cevada para indústria cervejeira se mantém estável



Foto: Canva

A safra de cevada no Rio Grande do Sul segue com bom desempenho até o momento. As condições climáticas favoráveis têm impulsionado o desenvolvimento da cultura, e a expectativa é de que a produtividade e a qualidade dos grãos sejam superiores em relação à safra de 2023. Atualmente, 2% das lavouras estão em desenvolvimento vegetativo, 29% em florescimento, 60% em enchimento de grãos, e 9% já entraram na fase de maturação, conforme informações divulgadas no último dia 10 pela Emater/RS-Ascar.

Os produtores continuam aplicando práticas de manejo cultural, com foco no controle fitossanitário e no monitoramento de doenças fúngicas, que são comuns nessa fase do ciclo da cevada. Para a safra atual, a Emater/RS-Ascar projeta o cultivo de 34.429 hectares, com uma produtividade média estimada de 3.245 kg/ha.

Na região de Erechim, a maioria das lavouras está na fase de enchimento de grãos, e as primeiras áreas devem ser colhidas nos próximos dias. A expectativa de produtividade na região é superior à média estadual, com 3.600 kg/ha projetados.

Já na região de Ijuí, 50% das lavouras encontram-se na fase de granação e 36% em maturação, com destaque para o município de Catuípe, onde a colheita está prestes a começar. A maior parte da produção nesta área é destinada à alimentação animal, enquanto algumas lavouras do Alto Jacuí são voltadas para a indústria cervejeira. Produtores continuam aplicando fungicidas para garantir a sanidade das plantas.

Na região de Soledade, as lavouras apresentam uma distribuição equilibrada: 35% estão em florescimento, 55% em enchimento de grãos, e 10% em maturação. Os tratamentos fitossanitários seguem intensos nas áreas com ciclo menos avançado. A estimativa de produtividade na região é de 3.200 kg/ha, com boas perspectivas para a qualidade dos grãos.

O preço médio da cevada para a indústria cervejeira na região de Erechim é de R$ 85,00 por saca de 60 quilos, enquanto em Frederico Westphalen a cotação é de R$ 83,00/sc.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.