CI

RS: boa produtividade é esperada para o arroz

Preço médio do arroz apresentou uma redução no estado



Foto: Divulgação

De acordo com o Informativo Conjuntural divulgado nesta quinta-feira (28) pela Emater/RS-Ascar, a semeadura de arroz atingiu 90% da área planejada para o Rio Grande do Su. O avanço foi favorecido pelas chuvas leves que ocorreram nas últimas semanas, permitindo que o plantio fosse concluído, principalmente nas regiões da Metade Sul, que já completaram a semeadura. Nas áreas adjacentes à Região Metropolitana e ao Litoral Norte, o índice de plantio chegou a 91%, enquanto na Região Central, o avanço foi de 75%, sendo dificultado pelas condições do solo que, após as chuvas intensas de maio, exigiram um trabalho adicional de sistematização.

Ainda de acordo com o levantamento, os tratos culturais seguem em andamento, com a realização de controle de plantas invasoras na pós-emergência e aplicação de adubação nitrogenada. O Instituto Rio Grandense de Arroz (IRGA) projeta uma área cultivada de 948.356 hectares, com uma produtividade estimada de 8.478 kg por hectare.

Na região administrativa de Bagé, na Fronteira Oeste, o plantio também está praticamente finalizado, com exceção de São Gabriel, onde o excesso de umidade no solo nos meses de setembro e outubro atrasou o plantio. Alguns produtores precisaram realizar uma segunda dessecação devido à reinfestação de plantas daninhas. Em Quaraí, o plantio foi concluído, e os produtores já estão focados no manejo de plantas daninhas e na irrigação das lavouras. Na região da Campanha, o plantio está quase completo, mas a germinação nas áreas sem adubação e irrigação ocorrerá apenas em dezembro, o que pode resultar em uma produtividade um pouco inferior.

Em Pelotas, a semeadura alcançou 96% da área prevista, e as boas condições climáticas têm favorecido o desenvolvimento vegetativo nas lavouras. Na região de Santa Rosa, apesar do bom estande das lavouras, persiste a preocupação com a falta de água caso a estiagem se prolongue. Já em Soledade, 93% da semeadura foi concluída, e as condições climáticas favoráveis durante o período recomendado para plantio devem garantir uma produtividade dentro dos parâmetros normais.

Por fim, no mercado de comercialização, o preço médio do arroz apresentou uma redução de 2,11% em relação à semana anterior, passando de R$ 110,58 para R$ 108,25 a saca de 60 quilos, conforme levantamento da Emater/RS-Ascar.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.