RS: avanço significativo na semeadura da soja compensa atrasos
A predominância de sol favoreceu o milho
Agricultores gaúchos, especialmente nas regiões mais a Oeste do Estado, colhem os benefícios de um período com baixa incidência de chuvas nos últimos dias, resultando em um avanço significativo na semeadura da soja e compensando, em parte, os atrasos anteriores. De acordo com o Informativo Conjuntural divulgado pela Emater/RS-Ascar nesta quinta-feira (07/12), o índice de área semeada no Rio Grande do Sul alcançou a marca de 76%.
No Planalto Médio, a proporção já ultrapassa os 90%, evidenciando uma emergência das plantas com melhorias substanciais em relação às áreas plantadas no início de novembro. As plantas apresentam maior vigor, as folhas unifoliadas estão bem desenvolvidas, e as hastes demonstram maior robustez. Além disso, as lavouras exibem uma coloração foliar mais intensamente verde, proporcionando um aspecto visual mais saudável.
Quanto ao milho, o percentual da área implantada atinge 87% da projeção total. A predominância de sol na maioria das regiões do RS favoreceu as lavouras de milho em todas as fases de desenvolvimento. Observa-se uma melhoria perceptível no aspecto visual das plantações, com as folhas apresentando maior secura, o que reduz a probabilidade de avanço de doenças foliares.
Entretanto, na região Noroeste, danos já registrados nas lavouras de milho continuam a afetar os cultivos, podendo comprometer o potencial inicial de produção. No Planalto Médio, deficiências pontuais na polinização manifestam-se por falhas em espigas de tamanho considerável, concentrando-se principalmente na extremidade da espiga.