RS: área de plantio de milho terá aumento na safra 2020/2021 no Alto Uruguai
Emater/RS estima um aumento de 6% área de plantio das lavouras de milho na região do Alto Uruguai para safra 2020/2021
A Emater /RS-Ascar estima um aumento de 6% área de plantio das lavouras de milho na região do Alto Uruguai para safra 2020/2021, totalizando 45,6 mil hectares, de acordo com levantamento do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Erechim. Mais de 50% da área já foi semeada. Para o milho silagem, com previsão de 15 mil hectares, 60% da área já está plantada.
As lavouras de trigo e de cevada estão em fase de floração. No momento, os produtores realizam tratamentos para controle de pragas e doenças na cultura do trigo. Já as lavouras que não foram afetadas pelas geadas estão com boa expectativa de produtividade.
O clima da última semana, com dias ensolarados e temperaturas altas, beneficia inclusive os hortigranjeiros. As culturas estão com bom desenvolvimento, ocorrendo sobra de produtos.
Pastagens - Durante a semana anterior, as chuvas abundantes recuperaram as condições de déficit hídrico do solo e as temperaturas variando entre 15 e 25°C favoreceram o desenvolvimento das pastagens, beneficiando a bovinocultura de leite e corte. As chuvas no início desta semana eliminaram o déficit hídrico.
Bovinocultura de corte - Os produtores estão preocupados com as exigências do mercado e com a melhoria genética dos rebanhos, visando a uma maior produtividade e uma carne de melhor qualidade.
Bovinocultura de leite - Houve ampliação da área cultivada com lavouras de milho para silagem. O mercado está aquecido, com intensa procura por leite pela indústria. A alta demanda pelo produto tem elevado o preço nos últimos meses, o que tem deixado os produtores satisfeitos. Os preços recebidos pelos agricultores em sistemas tecnificados, que produzem leite de alta qualidade e em quantidades maiores, chegam a R$ 2,00/litro. Nesta semana, em média, o leite foi comercializado na região do Alto Uruguai a R$ 1,67/litro.