CI

Roberto Rodrigues lança Campanha de Sementes na Expointer 2003


O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, lança amanhã (30-08), na Expointer 2003, a Campanha Nacional de Produção de Sementes e Melhoria da Qualidade de Vida em Comunidades Rurais, na "Casa de Tecnologia", localizada junto à pista central do Parque Assis Brasil, em Esteio (RS).

A Campanha, coordenada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), na safra 2003/2004 está na quinta edição. Segundo o presidente da Embrapa, Clayton Campanhola, esta edição é lançada com um diferencial, a campanha agrega a questão da melhoria da qualidade de vida das comunidades rurais, muitas ainda à margem dos progressos da pesquisa agropecuária.

O objetivo da Campanha é beneficiar cerca de 5 mil comunidades rurais dos mais diferentes tipos e de todo o país, totalizando aproximadamente 250 mil famílias, que recebem durante a campanha sementes de milho e feijão adaptadas à região em que se encontram.

Com as sementes distribuídas por meio da campanha, os produtores têm acesso a variedades produtivas e que podem ser multiplicadas nos anos seguintes. Além disso, eles são orientados quanto à utilização do milho na alimentação humana e animal e na agroindústria familiar. É enviado um kit com 10 kg de sementes de milho ou feijão, cartilhas sobre a produção e o beneficiamento dessas culturas e cadernetas de acompanhamento.

Juntamente com esse kit, a Embrapa disponibiliza esse ano informações sobre tecnologias que podem ser adotadas pelas comunidades e melhorar a qualidade de vida da população rural brasileira: a implantação de fossas sépticas biodigestoras; a construção de barraginhas para captação de água de chuva; a montagem do clorador desenvolvido pela Embrapa; e a construção de lagos lonados.

As comunidades que participam da campanha devem ter um responsável técnico. A função dele é acompanhar o andamento da lavoura de multiplicação das sementes. A campanha também incentiva a criação de associações de produtores, já que quem recebe as sementes e as informações sobre as tecnologias são comunidades e não produtores isolados.

Nas quatro edições anteriores foram beneficiadas pequenas comunidades rurais de praticamente todos os estados do país, associações de produtores, comunidades indígenas, assentamentos de reforma agrária e outros grupos sociais. Ao todo, mais de 715 mil famílias foram beneficiadas pela campanha até hoje.

A distribuição das sementes será feita pelos escritórios de negócios da Embrapa localizados em Petrolina-PE, Sete Lagoas-MG, Brasília-DF e Ponta Grossa-PR. Para participar, basta preencher uma ficha, que pode ser solicitada à Embrapa Milho e Sorgo pelo telefone (31) 3779-1066, pelo fax (31) 3779-1068, pelo e-mail [email protected] ou ainda pelo endereço "Embrapa Milho e Sorgo, Rodovia MG 464, km 45, Sete Lagoas-MG, CEP 35701-970".

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.