CI

Risco de incêndios aumenta com baixa umidade: Centro-Oeste em alerta

Temperaturas já estão mais elevadas em comparação aos dias anteriores



Foto: Pixabay

Segundo o meteorologista Gabriel Rodrigues, do Portal Agrolink, a previsão do tempo indica um enfraquecimento da massa de ar frio que vinha atuando sobre o País. Apesar do amanhecer ainda gelado em partes da Região Sul e Sudeste, as temperaturas já estão mais elevadas em comparação aos dias anteriores. A tendência é de um aquecimento gradual nos próximos dias.

No interior do Brasil, o calor volta com força, especialmente durante a tarde, acompanhado por índices alarmantes de umidade relativa do ar, que podem variar entre 12% e 18%. Esses níveis críticos não só afetam a saúde humana, como também trazem riscos ao bem-estar animal e aumentam a possibilidade de incêndios. Portanto, é recomendado continuar as atividades no campo, mas sempre com cautela e atenção redobrada.

O destaque de hoje é o incremento das temperaturas no Brasil central, após alguns dias de frio e geadas no extremo sul de Goiás. Temperaturas acima de 37°C são esperadas ao norte de Mato Grosso do Sul e sudoeste de Mato Grosso, especialmente na região do Pantanal.

As simulações meteorológicas também apontam para um aumento significativo das temperaturas no estado de São Paulo, Triângulo e Norte de Minas Gerais, Norte do Paraná e Oeste de Santa Catarina. O Rio Grande do Sul e o leste de Santa Catarina também experimentarão uma tarde mais aquecida em comparação ao início da semana, embora as temperaturas ainda se mantenham amenas.

Quanto às chuvas, a quinta-feira será predominantemente seca na maior parte do País. Instabilidades são previstas para o estado do Amazonas, oeste do Pará e Roraima, além do recôncavo baiano, devido à atuação de uma frente fria oceânica. As previsões para chuvas no Centro-Oeste estão diminuindo, com precipitações possíveis apenas em áreas isoladas no norte de Goiás, nordeste de Mato Grosso e sul de Tocantins, mas de maneira irregular e passageira, resultando principalmente em aumento de nebulosidade.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.