CI

Rio Grande do Sul avança na semeadura de arroz

Os preços do arroz apresentaram recuo na última semana



Foto: Divulgação

De acordo com o Informativo Conjuntural divulgado nesta quinta-feira (05) pela Emater/RS, a semeadura de arroz está próxima de ser concluída no Rio Grande do Sul, com 95% da área planejada já implantada. Apesar de atrasos em regiões como o Centro e os Vales, devido às torrentes de maio e precipitações recentes, as atividades seguem dentro do cronograma na maioria das áreas. A execução de manejos culturais, como aplicação de herbicidas e fertilizantes nitrogenados, também exigiu atenção dos rizicultores, o que retardou algumas operações de plantio.

As chuvas ao longo do período contribuíram para a saturação do solo, favorecendo a germinação e a emergência nas áreas plantadas e reduzindo a necessidade de irrigação suplementar. Segundo o Instituto Rio Grandense do Arroz (IRGA), a área total cultivada no estado deve atingir 948.356 hectares, com uma produtividade média estimada em 8.478 kg/ha pela Emater/RS-Ascar.

Na região da Fronteira Oeste, municípios como Alegrete e São Borja avançaram consideravelmente, atingindo 99% e 98% da área prevista, respectivamente. Em São Gabriel, a semeadura foi mantida inclusive no período noturno para aproveitar as condições climáticas favoráveis. Já na Campanha, os produtores encerraram as operações após as chuvas pontuais de novembro, cobrindo uma área de 58.892 hectares, conforme o informativo.

Segundo a Emater/RS, apesar do avanço, chuvas intensas em Dom Pedrito causaram danos em estruturas como taipas e canais de irrigação, além de comprometerem estradas internas. No entanto, as lavouras apresentam bom estande, beneficiadas pelas condições climáticas favoráveis.

Na região de Pelotas, 99% da área já foi plantada, restando operações em municípios como Tavares e Rio Grande. Santa Maria e Soledade reportaram índices de 80% e 98% de áreas semeadas, com boas condições de germinação e desenvolvimento.

Os preços do arroz apresentaram recuo na última semana. Segundo a Emater/RS-Ascar, a cotação média da saca de 60 quilos caiu 3,89%, passando de R$ 108,25 para R$ 104,04.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.