CI

Rio de Janeiro terá programa específico para estimular o cultivo de produtos orgânicos



Um segmento do agronegócio fluminense, que já é o responsável pela geração de 2 mil oportunidades de trabalho diretas e indiretas, a partir do mês de setembro, ganhará um forte incentivo do Governo do Estado. Os produtos orgânicos, produzidos sem o uso de insumos sintéticos, visando a proteção do meio ambiente e a boa saúde da população, terão um programa com linha de crédito específica, com juros de 2% ao ano, para estimular o aumento no número de agricultores no cultivo: o Cultivar Orgânico.

Este será um dos anúncios que o secretário estadual de Agricultura, Abastecimento, Pesca e Desenvolvimento do Interior, Christino Áureo, juntamente com o governador em exercício e secretário estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Luiz Paulo Conde, fará amanhã, às 9h30min, durante o lançamento oficial da Conferência BioFach, na sede da Federação das Indústrias do Rio (Firjan). A BioFach é a feira internacional mais importante do setor de produtos naturais e orgânicos e acontece no Hotel Glória, no Rio, nos dias 25 e 26 de setembro. É a primeira vez que o evento estará acontecendo na América Latina.

De acordo com o secretário de Agricultura Christino Áureo, o Rio de Janeiro vê com muita satisfação a realização desta conferência e está engajado no esforço de manter o Estado como sede, no próximo ano, da versão latino-americana da tradicional feira. "O Rio tem muito a ver com a questão dos produtos orgânicos, devido à acentuada presença da agricultura familiar e de vários microclimas, e do forte apelo ambientalista. Além disso, o Rio tem um mercado que permite a inserção desse produto", disse o secretário de Agricultura.

Dentro do setor de alimentos, o segmento dos orgânicos é o que apresenta maior taxa de crescimento no mundo. No Rio de Janeiro, de acordo com dados da Pesagro-Rio (Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado), vinculada à secretaria de Agricultura, houve um crescimento de 1.000% nos últimos cinco anos no número de produtores certificados, que pulou de 17 para 170. O Estado tem forte identificação com os produtos orgânico, pois a imagem da cidade – que representa o 4º mercado de fitness do mundo – está associada à saúde e a cultura do corpo, além dos cuidados com o meio ambiente.

O Programa Cultivar Orgânico, além de linha de crédito, prevê o estímulo ao associativismo, a proteção ao meio ambiente, melhoria do padrão de qualidade dos produtos orgânicos, inserção de novas tecnologias de produção, beneficiamento, processamento e conservação de alimento e garantia de comercialização.

Desde 1992, a Biofach vem reunido em Nuremberg visitantes e expositores de diversos países. Este ano, 29.752 pessoas foram ao evento, de 13 a 16 de fevereiro, quando 1.977 expositores apresentaram uma variedade de produtos orgânicos numa área de 33.571 m². Antes da escolha do Estado do Rio de Janeiro para ser a sede do evento na América Latina, foram realizados 40 seminários buscando identificar entraves e oportunidades do mercado orgânico brasileiro.

A versão fluminense apresentará temas de interesse da comunidade orgânica e reunirá palestrantes brasileiros, da América do Sul e da Europa. Um dos principais objetivos do evento é identificar entraves e oportunidades do mercado orgânico brasileiro.

Estarão presentes ainda ao evento na Firjan, Antônio Salazar, da Firjan, Rolf Michael Bohnhof, presidente da Câmara Brasil/Alemanha/Rio e presidente do Conselho Integrado das Câmaras Brasil-Alemanha, e Rosina Cordeiro Guerra, coordenadora da Conferência Biofach no Brasil, entre outros.SERVIÇO – A Firjan fica na Avenida Graça Aranha, 1-13º andar, Centro do Rio. Horário: 9h30min (abertura) e às 12h30min (coletiva à imprensa).

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.