Resíduos de milho podem substituir óleo de palma
Seria significativamente mais sustentável
É possível uma alternativa local sustentável ao óleo de palma? O consórcio de pesquisa NextVegOil de Aachen, Bochum, Düsseldorf e Münster visa desenvolver um processo em escala comercial para produzir um óleo microbiano semelhante ao óleo de palma a partir de resíduos agrícolas no futuro.
Um fungo unicelular especialmente modificado fará o trabalho. No projeto, que é financiado pelo Bioeconomy Science Center (BioSC) e do qual participam dois grupos de pesquisa da Heinrich Heine University of Düsseldorf (HHU), o objetivo é produzir queijo vegano a partir do substituto do óleo de palma em cooperação com um start-up com sede em Berlim e Bonn.
O óleo de palma é um dos óleos vegetais mais utilizados. O produto de baixo custo é utilizado em diversos setores da indústria alimentícia e também pode ser utilizado na produção de biocombustíveis.
No entanto, a produção de óleo de palma tem consequências ecológicas de longo alcance: grandes áreas de floresta tropical estão sendo desmatadas para permitir o plantio de palmeiras de monocultura, resultando na perda de ecossistemas valiosos e impacto severo na biodiversidade. . Por exemplo, isso representa uma séria ameaça para a população de orangotangos nas ilhas indonésias de Bornéu e Sumatra. Além disso, o óleo de palma produzido nos trópicos deve ser transportado por longas distâncias para consumidores na Europa e nos Estados Unidos, com consequências correspondentes para o meio ambiente. O uso do óleo de palma para biocombustíveis também concorre com a produção de alimentos.
Seria significativamente mais sustentável, amigo dos recursos e do meio ambiente produzir um produto semelhante ao óleo de palma em uma base regional próxima aos consumidores, a partir de resíduos vegetais que não podem ser usados lucrativamente como produtos alimentícios ou insumos químicos para a indústria. . Este é exatamente o objetivo perseguido pelo consórcio de pesquisa NextVegOil, baseado na Renânia do Norte-Vestfália (NRW).