CI

Resíduos de herbicidas afetam hormônios em plantas

O glifosato inibe uma enzima específica



Foto: Pixabay

Um novo estudo descobriu que os resíduos de glifosato no solo afetam os fitohormônios nas partes aéreas das plantas. O Dr. Benjamin Fuchs, pesquisador de pós-doutorado financiado pela Academia da Finlândia, investiga os efeitos de resíduos de herbicidas no solo na fisiologia das plantas e na ecologia química das interações planta-inseto.

Herbicidas à base de glifosato são comumente usados para matar ervas daninhas antes que as culturas sejam plantadas no campo agrícola. Assumiu-se que o glifosato se degrada rapidamente no solo sem efeitos desprezíveis nas plantas cultivadas. No entanto, resíduos de herbicidas são cada vez mais encontrados em solos com origens agrícolas, globalmente, ao mesmo tempo em que a saúde do solo e a resiliência das plantas diminuem.

Os pesquisadores conduziram um experimento no qual testaram os efeitos de herbicidas à base de glifosato no solo sobre os níveis de hormônios vegetais (fitohormônios) de três principais espécies de culturas: aveia, batata e morango. Hormônios vegetais são pequenas moléculas com uma função de sinalização essencial na planta, regulando em particular o crescimento vegetal, floração, senescência e respostas a estressores como seca, danos ou infecção por patógenos. Além disso, os hormônios vegetais estão envolvidos no ajuste fino das respostas das plantas à alimentação dos herbívoros, em particular na produção de compostos que ajudam  as plantas a  repelir os herbívoros para minimizar os danos.

O glifosato inibe uma enzima específica na via do chiquimato, que é necessária para a biossíntese de aminoácidos aromáticos essenciais nas plantas. Análises de amostras de plantas para uma variedade de fitohormônios, em colaboração com um pesquisador da Academia Tcheca de Ciências, revelaram que as plantas de aveia que crescem no solo, que continham concentrações residuais de resíduos de glifosato, apresentavam níveis reduzidos de fitohormônios. derivados de qualquer um desses aromáticos compostos. aminoácidos que o glifosato tem como alvo. Surpreendentemente, isso coincidiu com menos danos às plantas por herbívoros, indicando um aumento nas características de resistência das plantas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.