CI

Relação entre etanol e gasolina é de 70%

“Assim, esperamos ver um aumento relevante na participação do etanol nas vendas de combustíveis"



Foto: Pixabay

No estado de São Paulo, a relação entre o preço do etanol hidratado e o preço da gasolina na bomba permaneceu acima de 70% durante a maior parte do primeiro semestre. Em junho e julho, a média dessa relação foi de 68,9% e 67,0%, respectivamente. Mais tarde, essa relação diminuiu para 61,8% até o final de setembro, devido ao aumento significativo do preço da gasolina pela Petrobras em meados de agosto.

Prevê-se um aumento significativo na utilização do etanol como combustível no ciclo Otto, com base nas estatísticas da ANP em setembro. De acordo com o Rabobank, há uma projeção de aumento nas vendas de etanol hidratado nos postos de gasolina do estado, embora os números exatos ainda não tenham sido divulgados, mas espera-se que sejam liberados no final de outubro ou início de novembro.

“Assim, esperamos ver um aumento relevante na participação do etanol nas vendas de
combustíveis do ciclo Otto nas estatísticas da ANP para o mês de setembro. Esses dados devem ser divulgados no final de outubro ou começo de novembro. Uma modelagem simples sugere que as vendas de etanol hidratado nas bombas do estado poderiam chegar em 0,82 bi litros em setembro, 15% acima dos 0,71 bi litros registrados pela ANP em agosto e 32% acima dos 0,61 bi litros registrados em julho”, diz o Rabobank, que foi quem divulgou os dados.

Em âmbito nacional, os números podem ser ainda mais impressionantes. Com a média nacional da relação entre o preço do etanol hidratado e o preço da gasolina na bomba caindo de 67,5% em julho para uma estimativa de 62,3% até o final de setembro, os modelos sugerem que as vendas de etanol hidratado em postos de gasolina poderiam atingir 1,69 bilhão de litros em setembro. Isso representaria um aumento de 21% em relação aos 1,40 bilhão de litros registrados pela ANP em agosto e um aumento de 46% em relação aos 1,16 bilhão de litros registrados em julho.

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.