REINO UNIDO: previsão de quebras por conta da seca
Julho de 2022 foi o julho mais seco na Inglaterra desde 1935
Julho de 2022 foi o julho mais seco na Inglaterra desde 1935. Combinado com temperaturas recordes, 2022 tem uma seca comparável à grande seca de 1976, com temores de interrupções no abastecimento público de água e baixos rendimentos das colheitas, especialmente para frutas e legumes . Mas nem todas as secas são iguais e nem todos os agricultores são afetados pelo mesmo tipo de seca.
Para um meteorologista, a seca é geralmente definida como um período de chuvas significativamente abaixo da média. No entanto, a baixa pluviosidade, mesmo durante uma temporada inteira, não significa necessariamente que o abastecimento de água ficará baixo, ou que a indústria ou a agricultura sofrerão, uma vez que pode haver muita água já armazenada em reservatórios e lençóis freáticos.
É claro que essas reservas são de pouca ajuda para pastagens, cereais e outras culturas que são inteiramente alimentadas pela chuva e são muito afetadas quando temos uma primavera e um verão secos. Os últimos 12 meses foram particularmente secos em grande parte do Reino Unido e, desde maio de 2021, apenas outubro e fevereiro registraram chuvas acima da média.
As coisas são ainda piores se combinadas com as altas temperaturas e sol abundante que vimos este ano, o que aumenta a evaporação e esgota os solos da água necessária para o crescimento das plantas – a chamada “seca agrícola”.
Avaliamos o impacto combinado da baixa precipitação e do clima quente e ensolarado usando o déficit potencial de umidade do solo (PSMD), que é uma medida cumulativa (em milímetros) do equilíbrio entre a entrada de chuva no solo e as perdas potenciais por evaporação e transpiração das plantas .
Quando a evaporação excede a precipitação, os solos tornam-se mais secos e o déficit de umidade potencial do solo aumenta (fica mais seco). Quando chove, diminui. Normalmente, o déficit começa a aumentar a partir do final de março ou início de abril, atingindo o pico em agosto ou setembro, quando os solos estão mais secos. Um déficit de umidade potencial do solo alto significa que as culturas de sequeiro, como cereais e gramíneas, sofrerão.
Em algumas estações meteorológicas, o déficit de umidade potencial do solo em 2022 se comportou de maneira muito semelhante à de 1976. O déficit começou a aumentar no início de março e continuou a crescer até o final de julho.
Isso contrasta com a última seca em 2018 , quando a primavera foi mais úmida e a secagem do solo foi atrasada. Atualmente, esse déficit está em cerca de 350 mm, o que é cerca de 50% maior do que o pico médio entre 1981 e 2010. Portanto, para os agricultores que dependem apenas das chuvas, 2022 parece que pode ser uma seca agrícola tão severa quanto 1976.
Material desenvolvido pela equipe Agrotempo.