CI

Região Sul vai enfrentar onda de calor

Calorão em pleno inverno



Foto: Pixabay

Nesta sexta-feira (21/07) o destaque no país será a elevação nas temperaturas na região Sul. A condição será um prenúncio do calor fora de época previsto para o final de semana.  Isso deve acontecer em função dos ventos que saem da região amazônica em direção ao sul do continente, levando uma intensa massa de ar quente para o sul do Brasil, Paraguai, norte da Argentina e Uruguai.

Por outro lado, áreas do leste do país terão um dia um pouco mais úmido, com chuvas ocorrendo até o centro norte de Minas Gerais, com previsão de até 25 mm no sul da Bahia. Esse período mais úmido pode interferir nas operações de colheita e secagem do café na região. 

Por outro lado, o interior do Brasil segue com o predomínio de tempo seco e temperaturas elevadas. Essa combinação vem agravando a condição de risco para incêndios, principalmente em áreas do MATOPIBA e sul da Região Norte, onde os termômetros podem superar os 37°C na tarde desta sexta. 

Veja o mapa e a previsão por região na sequência

Região Norte
As chuvas seguem concentradas em áreas do extremo norte, agravando as condições de incêndio observadas em áreas do Tocantins, Pará, Rondônia e sul do Amazonas. As temperaturas devem superar os 37°C nas imediações de Madeira (AM), Rio Branco (AC) e Ariquemes (RO). Esse calor deve ser acompanhado de baixíssimos índices de umidade. Já as chuvas mais pesadas devem ocorrer sobre a região de Mazagão (AP) e Boa Vista (PA), com volumes abaixo dos 20 mm. 

Região Nordeste
O avanço de algumas instabilidades sobre o oceano e os ventos mais intensos do quadrante leste, podem reforçar as chuvas no leste da região Nordeste. Os acumulados podem ser expressivos em áreas do Sul da Bahia como nas imediações de Itamaraju e Prado, regiões produtoras de café. Desta forma, as operações de colheita e secagem do grão ficam comprometidas nesta sexta. A grande região de Ilhéus-Itabuna (BA) pode registrar até 25 mm no decorrer do dia.  Essas chuvas avançam de forma fraca e pontual em áreas do SEALBA até o oeste de Pernambuco. Já no interior do Nordeste Brasileiro, as condições permanecem com previsão de tempo seco, apesar das temperaturas um pouco mais baixas.

Região Centro-Oeste
A tendência para esta sexta-feira é de um aquecimento ainda maior no período da tarde, em áreas do leste da região. Isso deve acontecer devido à maior quantidade de ar quente e úmido sendo transportado pelo interior do continente, em direção ao sul. Com isso, os alertas vão para os baixíssimos índices de umidade em uma região muito ampla, desde o Pantanal Sul Mato-Grossense até o norte de Goiás. Não há previsão de chuva e as temperaturas podem amanhecer mais baixas no entorno do Distrito Federal.

Região Sudeste
O amanhecer terá temperaturas mais baixas em áreas do leste da região, onde também há uma maior presença de nebulosidade. Esse tempo mais fechado e úmido, na costa da região, pode favorecer a formação de algumas nuvens carregadas que trazem chuvas fracas e passageiras. Essas chuvas podem avançar até áreas do nordeste de Minas Gerais como em setores de Almenara, onde os volumes podem atingir os 7 mm. Contudo, todo o estado de São Paulo, Sul, Triângulo e Noroeste de Minas devem ter um dia mais seco. Apesar disso, as temperaturas previstas são relativamente mais baixas.

Região Sul
No período da manhã e madrugada, algumas instabilidades devem ocorrer no sudeste do Rio Grande do Sul. Ainda na primeira metade do dia, essas chuvas se afastam da região. No leste de Santa Catarina e leste do Paraná, ainda persiste o padrão de tempo mais encoberto com chances para chuvas isoladas e pontuais. É a partir desta sexta que os termômetros entram em elevação em toda a região, a previsão é de calor fora de época em todas as áreas da região Sul.
 

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.