Recursos hídricos da Itália atingiram o fundo do poço em 2022
Os recursos hídricos disponíveis na Itália atingiram o nível mais baixo de todos os tempos em 2022
Os recursos hídricos disponíveis na Itália atingiram o nível mais baixo de todos os tempos em 2022, já que uma combinação de aumento das temperaturas e chuvas mais baixas reduziu pela metade os suprimentos frescos em comparação com a média dos últimos 30 anos, mostraram dados na sexta-feira. Uma seca no ano passado também interrompeu a produção de azeite italiano, que caiu para o nível mais baixo desde 1990, disse o ISTAT, o instituto nacional de estatísticas.
O abastecimento total de água ficou "quase 50% abaixo" da média anual de 133 bilhões de metros cúbicos (bcm) de 1991 a 2020, disse o ISTAT em seu relatório anual.
Os períodos de seca tornaram-se cada vez mais comuns na Itália, enquanto as mudanças climáticas induzidas pelo homem e a crescente demanda por água reduziram os volumes dos reservatórios globalmente.
Veja também: Itália aprova testes de campo com edição de gene
Secas severas afetaram cerca de 20% do país em 2022, disse o ISTAT, em uma extensão de uma tendência de aumento constante nos últimos 70 anos.
O ministro da Agricultura, Francesco Lollobrigida, disse à Reuters em maio que a Itália deve se ajustar à realidade, já que "a seca não é uma emergência (única)".
Lollobrigida disse que a Itália precisa construir mais bacias para captar a água da chuva, consertar urgentemente as redes de água com vazamentos, reparar barragens e considerar a remoção de culturas tradicionais, mas sedentas, de áreas cada vez mais áridas.
A infraestrutura envelhecida e os canos com vazamentos estão exacerbando uma situação já desastrosa, com muita água preciosa desaparecendo pelo ralo antes mesmo de chegar às torneiras.
Fonte: Reuters com tradução Agrolink*