Recolhimento de embalagens aumenta 5,8% em Portugal
"Este progresso destaca a nossa dedicação em proteger as culturas e o meio ambiente"
A indústria de proteção de plantas na Europa tem se comprometido com uma agricultura mais sustentável, focando na economia circular e ampliando sistemas de gestão de resíduos de embalagens em novos países. Segundo a CropLife Europe, 71,8% das embalagens plásticas de produtos fitofarmacêuticos foram recolhidas em 2023, um crescimento de 5,8% em relação a 2021, com destaque para países mais avançados, que registraram um aumento de 7,5% no recolhimento.
Em Portugal, o Sistema Valorfito, em operação desde 2006, tem mostrado avanços contínuos, com a taxa de retoma de embalagens atingindo 57% em 2023, aproximando-se da meta de 60%. O recolhimento de embalagens de produtos fitofarmacêuticos também registrou um crescimento significativo, alcançando 66,3%, reforçando o compromisso do país com práticas agrícolas sustentáveis.
João Cardoso, Diretor Executivo da CropLife Portugal, destacou o compromisso dos profissionais do setor em proteger os recursos do planeta, demonstrando profissionalismo, responsabilidade e resiliência, mesmo sob pressão, para proteger culturas e reduzir a pegada ecológica. Ele ressaltou que 89,9% das embalagens de plástico rígido recolhidas na Europa são recicladas, evidenciando a dedicação do setor à sustentabilidade.
“O compromisso total dos profissionais do setor em salvaguardar os recursos limitados do planeta, além do profissionalismo, empenho, sentido de responsabilidade e resiliência de todos os que, mesmo nos momentos de maior pressão, escolhem proteger as culturas e o ambiente, reduzindo a nossa pegada ecológica” e continuou: “tenho orgulho em partilhar que 89,9% das embalagens de plástico rígido recolhidas a nível europeu são enviadas para reciclagem. Este progresso destaca a nossa dedicação em proteger as culturas e o ambiente”, concluiu.