CI

Quinta-feira começa com formação de geadas

Apesar das temperaturas baixas no sul, faz calor na região central do país



Foto: Canva

Após o avanço da frente fria, uma massa de ar frio adentra o território nacional pela região Sul. Assim a quinta-feira (29/06) pode amanhecer com formação de geadas nos pontos de maior altitude e no extremo sul do Brasil.

Algumas instabilidades ainda atuam sobre o sul do país e leste do sudeste, em função do deslocamento da frente fria. Porém a previsão é de volumes entre os 5 e 15 mm nas áreas mais úmidas. 

Por outro lado, grande parte do Brasil terá a influência da massa de ar quente e seco – em decorrência do Bloqueio atmosférico. Esse bloqueio favorece a ocorrência de temperaturas mais altas, além de reduzir os índices de umidade. 

Essa combinação é favorável para o avanço das operações em campo, mas traz uma redução no potencial produtivo de culturas em estádios fenológicos mais sensíveis à falta de chuvas.

Veja o mapa e a previsão por região na sequência

Região Norte
A grande influência da massa de ar seco e quente na metade sul da região, segue mantendo as condições que garantem uma tarde de temperaturas elevadas e baixos índices de umidade. As instabilidades se concentram no extremo norte, como ao norte do Amazonas, norte do Pará, Amapá e Roraima. Sendo Roraima o estado que pode receber as chuvas mais volumosas do país nesta quinta-feira. 

Região Nordeste
A influência dos ventos oceânicos garantem mais um dia de chuvas frequentes no leste do nordeste. Contudo, a previsão indica volumes menores do que os registrados nos últimos dias. Essas chuvas avançam por pelo menos 200 km dentro do litoral, mas não têm força o suficiente para vencer o bloqueio que está atuando no interior da região.

Região Centro-Oeste
Sem grandes alterações em relação ao dia anterior, o bloqueio atmosférico mantém o tempo firme em todos os setores da região. Atenção em relação à combinação entre os baixos índices de umidade e as temperaturas elevadas – especialmente no nordeste do Mato Grosso e metade norte de Goiás. 

Região Sudeste
Sob a influência de uma frente fria no oceano, as chuvas devem ocorrer em todo o litoral de São Paulo, com volumes variando entre os 5 e 15 mm, essas instabilidades avançam até o sul Fluminense. Nas demais regiões, ainda é o tempo seco e os baixos índices de umidade que predominam. Essa condição contribui para a maturação das lavouras, ao passo que vem limitando o potencial produtivo das lavouras no noroeste mineiro.

Região Sul
Após a passagem da frente fria, a tendência é de temperaturas mais baixas nesta quinta-feira. Inclusive, existe a possibilidade da ocorrência de geadas nos pontos de maior altitude, mas sem grandes riscos às lavouras da região. As temperaturas seguem amenas no período da tarde, mas o sol se faz presente. Algumas instabilidades ainda podem ocorrer entre o norte de Santa Catarina e leste do Paraná, mas a previsão é de baixos volumes. Já no oeste Catarinense, uma região de baixa pressão pode avançar levando pancadas de chuvas localmente fortes no período da tarde.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.