CI

Quem tem diabetes pode tomar suco de laranja?

O que explica os resultados positivos deste estudo, são os flavonoides



Foto: Divulgação

Entre os benefícios do suco de laranja, podemos destacar a quantidade de vitamina C e os flavonoides que possuem potencial antioxidante, neutralizando radicais livres e reduzindo os efeitos do envelhecimento celular. A bebida é uma das mais consumidas pelos brasileiros. E quem tem diabetes pode tomar suco de laranja?  

Um estudo conduzido pelo Centro de Pesquisas em Alimentos (Food Research Center - FoRc) da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (USP), com o apoio do Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus) analisou os impactos do consumo da laranja na glicemia, que é a taxa de glicose no sangue. A pesquisa concluiu que o suco de laranja não altera a glicemia, pois os compostos bioativos presentes na fruta impedem a elevação da taxa de açúcar no sangue. 

Para a realização do estudo, voluntários saudáveis foram divididos em três grupos: o primeiro ingeriu água após as refeições; o segundo, suco de laranja; e o terceiro, água com uma quantidade de açúcar equivalente a presente no suco de laranja. Após uma hora, foi analisada a quantidade de glicose (açúcar) no sangue de cada participante. Os três grupos apresentaram alteração, porém os voluntários que consumiram água com açúcar apresentaram a taxa mais alta de glicemia (+/- 135 mg/dl), diferentemente dos voluntários que tomaram suco de laranja ou água.  

O que explica os resultados positivos deste estudo, são os flavonoides que apresentam ação antioxidante e anti-inflamatória, o que demonstrou ser uma ação benéfica sobre a produção de insulina e modulação da glicemia. 

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.