Queda acentuada nos preços do milho desperta atenção
O mercado do milho brasileiro registrou uma queda em abril
O mercado do milho brasileiro registrou uma queda em abril, conforme apontado pelo último boletim informativo do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). O Indicador do milho ESALQ/BM&FBovespa, referente à região de Campinas - SP, apresentou uma redução de 5,9% em relação ao mês anterior. Em comparação com o mesmo período do ano passado, a queda foi de 13,6%, em termos reais, conforme calculado pelo Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna (IGP-DI) de março de 2024.
Os pesquisadores do Cepea destacam que os produtores têm concentrado seus esforços no desenvolvimento da segunda safra e na colheita da safra de verão, adiando, assim, a comercialização do cereal. No que diz respeito à demanda, os estoques remanescentes de 2022/23, juntamente com o progresso satisfatório da colheita da safra de verão e o desenvolvimento sem grandes contratempos das lavouras da segunda safra, têm levado os compradores a restringirem suas aquisições apenas para o curto prazo.
Além disso, os pesquisadores do Cepea observam que a colheita da safra de verão no Rio Grande do Sul foi interrompida nos últimos dias devido ao excesso de chuvas e aos alagamentos em várias regiões do estado. No sul de Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo, a preocupação cresce devido ao baixo volume de chuvas e às altas temperaturas, o que pode impactar negativamente o desenvolvimento das lavouras.