CI

Quebra de safra impacta preço do frete por km rodado

Análise indica que um dos fatores contribuintes para a queda é a fase de pré-safra da soja, que, neste ano, apresenta um atraso em relação ao ano anterior



Demanda por transporte também é influenciada pelo tipo de mercadoria transportada Demanda por transporte também é influenciada pelo tipo de mercadoria transportada - Foto: Arquivo Agrolink

O Índice de Frete Edenred Repom (IFR) informou que o preço médio do frete por quilômetro rodado fechou fevereiro em R$ 6,29, marcando uma queda de 1,10% em relação a janeiro. Essa redução é reflexo, em parte, do comportamento estável do preço médio do diesel no período.

A análise da Edenred Repom indica que um dos fatores contribuintes para essa queda é a fase de pré-safra da soja, que, neste ano, apresenta um atraso em relação ao ano anterior. A menor demanda por transporte dessa commodity tem impactado de forma positiva os custos do frete, embora essa situação deva mudar à medida que o cenário se desenvolva. Vinicios Fernandes, diretor da Edenred Repom, ressalta que a demanda por transporte também é influenciada pelo tipo de mercadoria transportada. No início deste ano, houve um aumento notável no escoamento de commodities ligadas à construção civil, como Ferro, Cobre e cimento, impulsionado pelo cenário aquecido no setor de obras e construção civil.

Embora esses fatores tenham exercido certa pressão nos preços do frete em fevereiro, outros elementos, como os custos com combustível e a perspectiva de quebra na safra de soja, contribuíram para puxar os preços para baixo.

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.