CI

Quarta tem alertas para tempo adverso

Chuvas intensas no sul e calor extremo no Brasil central


Foto: Divulgação

Nesta quarta-feira (10/01), as instabilidades deverão ocorrer em todos os setores do Brasil, com alguns pontos de reforço na intensidade das chuvas.

Uma área de baixa pressão, associada à uma massa de ar quente, recebendo o forte suporte de umidade da região tropical, traz um aumento nas condições de tempestades sobre o Sul do país. Algumas projeções indicam mais de 100 mm no decorrer de 24 horas, com possibilidade da ocorrência de tempo adverso.

Já a “bolha de calor” ainda atua sobre os países vizinhos, mantendo as temperaturas anormalmente quentes entre Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul. Algumas estações poderão registrar marcas perto ou acima dos 40°C. 

Essa condição também será acompanhada por chuvas muito irregulares, incapazes de amenizar o intenso calor.  

Já na faixa noroeste/sudeste, os corredores de umidade, mesmo desorganizado, trazem condições elevadas para chuvas, com volumes que devem superar os 60 mm nas áreas de divisa entre o centro-oeste e norte do país.

Já na região nordeste, as chuvas devem ganhar um pouco mais de abrangência, mas perdem intensidade. Ao mesmo tempo que a massa de ar seco atua entre MG/BA.

Veja o mapa para hoje e a previsão para a sua região:

 

Região Norte: Acumulados de até 60 mm em AM, PA, RO e TO.

Os corredores de umidade serão reforçados hoje, resultando em chuvas mais volumosas e melhor distribuídas em setores do Amazonas, sul do Pará, Rondônia e Tocantins. A região de Madeira (AM), Vilhena (RO), Itaituba (PA) e Rio Formoso (TO) devem registrar acumulados variando entre os 30 a 60 mm, com maior destaque para as instabilidades ao sul de Rondônia. A maior presença de nuvens e chuvas, traz uma condição de temperaturas não tão elevadas, sobretudo em setores do sul da região. Já ao norte do Pará, Acre, e Roraima, o sol deve predominar na maior parte do tempo.

Região Nordeste: Instabilidades concentradas no norte da região, com destaque para o sul do CE, PE e SEALBA 

As instabilidades devem ser um pouco mais abrangentes se comparadas ao dia anterior, embora, em relação aos volumes, haja uma redução. Essas chuvas são provocadas por instabilidades de altitude, que devem concentrar as precipitações na faixa norte da região, com destaque para o sul do Ceará, Pernambuco e na região do SEALBA.  Áreas próximas à Cascavel (CE), Araripina (PE), Serra do Teixeira (PB), São Miguel dos Campos (AL), Boquim (SE) devem registrar chuvas entre 10 e 15 mm no decorrer do dia, na forma de pancadas isoladas, mas que podem trazer esses volumes em curtos períodos de tempo. Já na metade sul da Bahia, uma massa de ar seco ainda permanece ativa, mantendo as condições de tempo com o predomínio do sol, o que deve resultar em um maior aquecimento.

Região Centro-Oeste:  Projeções indicam até 60 mm no MT. Calor intenso no MS.

A combinação entre os corredores de umidade, instabilidades de altitude e o calor, devem resultar em chuvas volumosas na metade norte da região. Áreas nas imediações de Alta Floresta (MT) podem receber mais de 60 mm ao longo do dia. Essas chuvas podem surgir como temporais localmente fortes, trazendo grandes volumes de chuvas em curtos períodos de tempo. Por outro lado, quanto mais ao sul da região, menores são as condições de chuvas. Essa massa de ar mais seco, está associada ao domo de calor que atua sobre os países vizinhos, fato que também deve trazer temperaturas na ordem dos 40°C no oeste do Mato Grosso do Sul e sudoeste de Mato Grosso. Sobre o estado de Goiás, por mais que as chuvas aconteçam de forma mal distribuída, as condições são elevadas em todos os setores. Além disso, o período deverá ter a menor presença do sol, contribuindo para temperaturas menos intensas no período da tarde.

Região Sudeste: Chuva em Minas Gerais e calor intenso em São Paulo.

As instabilidades permanecem ativas sobre a região, mas ainda concentradas sobre a parcela central de Minas Gerais, como nas imediações de Janaúba (MG), onde as precipitações podem se aproximar dos 40 mm no decorrer do dia. Por outro lado, uma massa de ar mais seco, vem avançando pelo norte do estado Mineiro, diminuindo as condições de chuvas nos setores mais próximos à Bahia. Já no estado de São Paulo, o cenário ainda é crítico em relação às temperaturas fora do comum para a época do ano. Condição que deve ser ainda mais acentuada devido à redução das condições de chuvas, áreas próximas à Dracena devem ter temperaturas na ordem dos 40°C. Mesmo com o tempo um pouco mais seco, a umidade no ar será o suficiente para aumentar a sensação térmica para temperaturas ainda maiores que os 40°C.

Região Sul: Tempestades, chuvas de até 100 mm e calor de 40°C. 

A presença de um sistema de baixa pressão sobre os países vizinhos, deve manter as condições de temporais sobre o Rio Grande do Sul. Essas chuvas também devem ser reforçadas pela atuação dos ventos conhecidos como Jatos de Baixos Níveis, que trazem uma grande quantidade de umidade da região Tropical para o sul do País. Essas instabilidade também devem ser reforçadas pela intensa massa de ar quente que está associada à região de baixa pressão entre o norte da Argentina e Paraguai. Em termos de volumes, são esperadas chuvas de até 100 mm entre Uruguaiana e Quaraí (RS), embora não se descarte a ocorrência de chuvas volumosas nas demais regiões do estado. Essas instabilidades também podem ser acompanhadas de tempo adverso, com muita incidência de raios, vendavais e queda de granizo. As chuvas também ocorrem sobre Santa Catarina e sudeste Paraná, mas de forma isolada e passageira, ainda que possam ser chuvas localmente fortes. Em termos de temperaturas, todo o estado do Rio Grande do Sul deverá ter uma tarde amena – valores próximos ou abaixo dos 30°C – como consequência da menor presença do Sol. Já em Santa Catarina e Paraná, o calor será forte, com destaque para a região de Paranavaí (PR) onde os termômetros se aproximam dos 40°C.

A análise é do meteorologista do Portal Agrolink, Gabriel Rodrigues com revisão de Seane Lennon.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.