CI

Quanto custa acabar com a fome?

"As crianças desnutridas nunca atingem todo o seu potencial. Estamos e perdê-los"



Foto: Pixabay

De acordo com a diretora do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, são necessários 50 bilhões de Dólares atualmente para acabar com a fome no mundo. A executiva afirmou ainda que são “48 os países expostos” à crise de falta de alimentos no mundo.

Participando do fórum de segurança alimentar em Riade, na Arábia Saudita, Kristalina Georgieva mencionou que essa estimativa partiu de organizações humanitárias. Segundo ela, o montante seria suficiente “só para evitar que as pessoas morram de fome”.

O FMI identificou, de acordo com a sua diretora, três formas de abordar a crise. A primeira e mais importante é a “inversão da produtividade agrícola”. “Este ano vimos na Índia, na Europa e nos EUA uma redução significativa da produção agrícola devido a acontecimentos climáticos”, lembrou.

A segunda é a “proteção do produto para que chegue ao consumidor”, e a terceira é dotar os países a “conseguirem capacidade financeira para aceder a financiamento de baixo custo”. Nesse sentido, destacou que as prioridades do FMI são “ajudar os países a desenvolver políticas corretas”, a aumentar a margem fiscal e a desenvolver uma agricultura “resiliente ao clima”.

“Esta crise é uma chamada de atenção para todos nós, enquanto comunidade, para ajudarmos a resolver o problema”, afirmou Kristalina Georgieva. Segundo ela, a fome não tem impacto apenas físico nas pessoas, mas também na sua “perda de dignidade”. “E há uma perda de capacidade intelectual. As crianças desnutridas nunca atingem todo o seu potencial. Estamos e perdê-los por culpa da fome", lamentou.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.