CI

Quando o uso de anti-inflamatórios em equinos se faz necessário?

O combate à dor e a inflamação também deve garantir segurança e bem-estar prolongado para os cavalos


Foto: Divulgação

A inflamação é uma resposta natural de defesa do organismo contra agressões traumáticas ou biológicas, como infecções, que necessita ser regulada e eliminada para permitir que o órgão ou sistema em questão desempenhe suas funções de maneira completa e eficaz.

“As inflamações podem ocorrer em qualquer parte do corpo e são caracterizadas pela dor e calor regional, vermelhidão devido ao aumento da permeabilidade, inchaço das estruturas acometidas e consequente perda parcial ou total da funcionalidade. Um equino com inflamação no sistema locomotor é um animal que manca e reluta em exercer determinadas atividades, um equino com inflamação no sistema digestório desenvolve cólica e assim por diante.”, explica Fernanda Ambrosino, médica-veterinária gerente de produtos da linha equestre da Ceva Saúde Animal.

Clique para seguir o canal do Agrolink no WhatsApp

De acordo com informações divulgada pela Ceva Saúde Animal, os cavalos são particularmente propensos a enfrentar questões no sistema locomotor, especialmente nos membros anteriores, responsáveis por sustentar e amortecer aproximadamente 55% do peso total do animal. Devido à maior exigência desses membros no suporte e amortecimento do corpo, especialmente em cavalos utilizados em esportes e tração, é frequente a ocorrência de processos inflamatórios, como desmites e tendinites, com uma incidência significativa.

A presença incômoda da inflamação impacta negativamente o comportamento do animal, frequentemente manifestando-se em agressividade ou nervosismo, além de provocar uma clara diminuição em sua performance. Além disso, os mediadores inflamatórios exercem efeitos prejudiciais nos tecidos afetados, comprometendo sua total recuperação quando presentes em grandes quantidades. Por essas razões, a administração de anti-inflamatórios é fundamental tanto na prática clínica quanto cirúrgica em equinos.

Na atualidade, os anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs) são amplamente recomendados para a maioria dos processos inflamatórios em equinos, devido à sua capacidade de inibir a biossíntese das prostaglandinas, que desempenham um papel crucial como mediadores da dor.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.