Massa de ar frio pode derrubar as temperaturas
Onda de calor deve perder intensidade com avanço de frente fria
Revisão Aline Merladete
Nos últimos dias, o Centro-Sul do Brasil vem experimentando temperaturas significativamente acima da média para o período do. Especificamente no Rio Grande do Sul, observaram-se temperaturas próximas a 40°C, como os 39,2°C em Quaraí, conforme medições da estação do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) na tarde de quarta-feira (07.02).
Desde o início do mês, a região tem registrado temperaturas acima do esperado para o período, indicando uma tendência de aquecimento incomum.
Entretanto, projeções recentes do centro de meteorologia canadense sugerem a aproximação de uma massa de ar frio, que pode mudar este quadro na próxima semana. Isso deve acontecer após a passagem de uma frente fria entre segunda (12.02) e terça-feira (13.02).
A frente fria, ao avançar pela região, deve trazer precipitações intensas, com previsões de tempestades localmente fortes, com possibilidade de acumulados de até 50 mm em 24 horas.
Ainda na madrugada de terça-feira (13.02) , espera-se que uma massa de ar mais frio se mova a partir da Argentina e Uruguai, atravessando a fronteira com o território brasileiro. Como resultado, uma queda acentuada nas temperaturas será observada ao longo do dia, alcançando marcas inferiores a 20°C durante a noite de terça.
Na manhã de quarta-feira (14.02), cidades como Uruguaiana, Alegrete, Dom Pedrito, Bagé e Herval devem registrar temperaturas em torno dos 10°C, com esta onda de frio se deslocando em direção ao norte do estado, afetando áreas como Três Passos, Passo Fundo, Não-Me-Toque e Soledade.
Mapa da diferença entre as temperaturas previstas e a média histórica para a madrugada de quarta-feira (14/02). Fonte: TropicalTidbits.
Além disso, regiões da Serra Catarinense, como Lages, São Joaquim e Urubici, também têm previsão de temperaturas próximas aos 10°C ao amanhecer de quarta-feira.
Espera-se que esta onda de frio se mantenha na região ainda na quinta-feira (15.02), estendendo-se até o sudoeste do Paraná, em localidades como Francisco Beltrão e Pato Branco, onde as temperaturas iniciais do dia podem se aproximar dos 13°C.
A partir de sexta-feira (16.02), prevê-se um aumento gradual das temperaturas, retornando aos patamares médios para essa época do ano.
Essa massa de ar frio deverá ter um impacto mais significativo nas regiões sul do país, embora possa influenciar também o leste do sudeste, onde as temperaturas noturnas podem permanecer abaixo dos 20°C.