CI

Protocolo de sementes agrega valor

“Nosso objetivo é organizar um trabalho colaborativo"


“Não é uma proposta pronta" “Não é uma proposta pronta" - Foto: Canva

O Protocolo de Sementes da ABRASS está em desenvolvimento desde o ano passado e está avançando. Após a primeira fase de diagnóstico, onde informações dos associados foram voluntariamente compartilhadas, a redação preliminar do protocolo está sendo finalizada. No ENSSOJA 2024, em Foz do Iguaçu (PR), o Prof. Dr. Géri Eduardo Meneghello, um dos especialistas do projeto, enfatizou que as etapas até agora foram construídas com base na participação e transparência, levando em conta as diferentes características de cada região do país.

“Nosso objetivo é organizar um trabalho colaborativo, considerando as realidades dos produtores associados para a construção de boas práticas na produção de sementes de soja de alta qualidade”, disse. 

O Prof. Dr. Francisco Amaral Villela, também envolvido na elaboração do Protocolo, destacou que as boas práticas na produção de sementes de soja resultam do cumprimento da legislação e do conhecimento das particularidades regionais. Ele explicou que o protocolo busca padronizar os processos, desde a semeadura até a colheita, considerando problemas climáticos e visando máxima assertividade. Aspectos da pós-colheita também são considerados para preservar a qualidade das sementes.

“Não é uma proposta pronta. É uma construção colaborativa que leva em conta o bom senso e a viabilidade prática, considerando as realidades regionais”, indica.

As próximas etapas da elaboração do Protocolo de Sementes da ABRASS incluem: treinamentos de equipes para aprimorar o protocolo; a redação do protocolo definitivo, considerando os feedbacks dos grupos de trabalho e a submissão para apreciação em um workshop organizado pela Associação; e a implementação dos protocolos nas empresas que aderirem à proposta. Villela destacou que o documento preliminar abordou tecnologias modernas e alternativas técnicas para garantir a qualidade das sementes e oferecer um produto diferenciado.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.