Projeto visa melhorar a qualidade da banana no Acre
Cultivada há mais de 4.000 anos, embora seja da China, a banana é a cara do Brasil, já que ela é produzida em todos os estados brasileiros
Texto: Correspondente Iara Siqueira
Cultivada há mais de 4.000 anos, embora seja da China, a banana é a cara do Brasil, já que ela é produzida em todos os estados brasileiros. Fica atrás apenas da laranja quando o assunto é exportação. A fruta pode ser servida desde o café da manhã até o jantar. Você sabia que a bananicultura é uma das principais fontes de renda do Acre?
Por lá de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2021 a banana gerou R$ 625 milhões de lucro para os acreanos. Com o objetivo de levar inovação e estratégia para os bananicultores, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Acre), irá dar assistência aos bananicultures, a maioria deles agricultores familiares, sobre o controle de antracnose (Colletotrichum musae), fungo que afeta o bananal e afeta a qualidade final do produto.
Entre os experimentos da Empresa de Pesquisa, está o teste feito com óleo de andiroba (fruto amazônico usado pelos indígenas) e a copaíba (planta medicinal) no controle de antracnose. A baixa qualidade na pós-colheita é um dos principais problemas enfrentados pelos agricultores acreanos.